As autoridades e os funcionários ficaram perplexos quando sapatos começaram a desaparecer de um jardim de infância, no sudoeste do Japão, sobretudo porque os “furtos” eram de calçado individual e não de pares. A polícia instalou câmaras de segurança para investigar os roubos e acabaram por descobrir um culpado de… quatro patas.
De acordo com o jorna The Guardian, a diretora do jardim de infância contactou a polícia no início de novembro, depois de terem desaparecido 15 sapatos de dez crianças, ao mesmo tempo que outros se encontravam espalhados pelo chão.
Quando um único sapato desapareceu do jardim de infância Gosho Kodomo-en em Koga, na província de Fukuoka, na noite de 11 de novembro, os investigadores vasculharam as imagens das câmaras, acreditando que tinham finalmente apanhado o suspeito do roubo do calçado em flagrante.
No entanto, acabaram por descobrir que o culpado tinha quatro patas, uma camada de pelo castanho-alaranjado e garras afiadas: o ladrão era uma doninha.
As imagens das câmaras revelaram que a doninha tinha aparecido na noite anterior, acabando por fugir com um único sapato branco na boca - tudo num espaço de cerca de 10 segundos.
“Estávamos muito preocupados, mas estamos aliviados agora que sabemos que foi um animal”, disse um funcionário do jardim de infância ao jornal japonês Mainichi Shimbun.
Hiroshi Sasaki, da Universidade Chikushi Jogakuen, disse que a doninha ladra de sapatos tinha provavelmente acabado de dar à luz e, dada a sensibilidade do animal ao frio, estava a utilizar os sapatos para forrar o seu ninho para o inverno.
O paradeiro dos sapatos permanece desconhecido e o jardim de infância espera evitar que os incidentes se repitam, cobrindo os cubículos com redes durante a noite, aquilo que descreveu como uma “medida de prevenção do crime”.