Já andam pelas ruas do Porto os dois novos carros da Polícia Municipal equipados com câmaras que permitem detetar, de forma automática, veículos que estão mal estacionados na via pública.
Depois de alguns dias de testes, as infrações detetadas passam a ser punidas já a partir da próxima segunda-feira. A autarquia garante que o combate ao estacionamento irregular é fundamental na cidade e que não se trata de uma caça à multa.
A SIC acompanhou uma ‘operação’ de teste da Polícia Municipal num destes veículos. Em apenas dois minutos detetaram, na mesma rua, 39 carros em infração.
Estes novos veículos estão equipados com câmaras no tejadilho e nem precisam de parar para detetarem os carros mal estacionados.
“É uma mais-valia nas zonas onde se verificam mais infrações: segunda fila, passeios… manualmente era mais difícil, porque se começássemos a autuar os primeiros o princípio da igualdade não se aplicaria porque os outros acabavam por tirar as viaturas”, explicou à SIC a subintendente Daniela Fernandes.
Mas apesar de toda a tecnologia há sempre intervenção humana na hora de passar a multa.
Só em 2024 foram registados, no Porto, quase 40 mil autos de contraordenação relacionados com o estacionamento irregular.
Para além dos dois carros equipados com câmaras, a Polícia Municipal do Porto passou a contar com dois radares de velocidade móveis para serem usados nas zonas de maior sinistralidade e o efetivo de fiscalização de trânsito foi também reforçado.