
Os prémios Sophia, que reconhecem anualmente o cinema português, são entregues hoje em Cascais pela Academia Portuguesa de Cinema, com o filme "Grand Tour", de Miguel Gomes, a liderar as nomeações.
A cerimónia da 14.ª edição dos prémios Sophia decorrerá hoje à noite no Casino Estoril, onde o produtor Paulo Branco, de 74 anos, possivelmente o mais internacional dos produtores portugueses de cinema, receberá um prémio de carreira.
Este ano, "Grand Tour" soma 11 nomeações, em categorias como Melhor Filme, Realização, Argumento Original e Direção de Fotografia, além de Crista Alfaiate, Gonçalo Waddington e Cláudio Silva serem candidatos nas categorias de representação.
O filme, com o qual Miguel Gomes venceu o prémio de melhor realização em 2024 no Festival de Cannes, em França, concentra em si a história de uma grande viagem pelo Oriente e com duas personagens inspiradas num livro de Somerset Maugham.
Gonçalo Waddington interpreta Edward, um funcionário público do império britânico que, em 1918, embarca numa viagem solitária pela Ásia, depois de ter fugido da noiva Molly, no dia em que ela chega para o casamento. Molly (a atriz Crista Alfaiate), persistente, segue o rasto do noivo em fuga através deste périplo asiático.
Nos prémios Sophia, com dez nomeações cada figuram "O Pior Homem de Londres", de Rodrigo Areias, e "Revolução (sem) Sangue", de Rui Pedro Sousa.
Para o Sophia de Melhor Realização concorrem João Salaviza e Renée Nader Messora ("A Flor do Buriti"), Miguel Gomes, Paulo Abreu ("Ubu") e Rodrigo Areias.
Para o prémio de Melhor Filme são candidatos "A Flor do Buriti", "Grand Tour", "O Teu Rosto Será o Último", de Luís Filipe Rocha, e "Revolução (sem) sangue".
Na representação, para Melhor Atriz Principal estão nomeadas Anabela Moreira ("A Semente do Mal"), Crista Alfaiate, Rita Cabaço ("O Vento Assobiando nas Gruas") e Sandra Faleiro ("Estamos no Ar").
Pelo Sophia de Melhor Ator Principal competem Albano Jerónimo ("O Pior Homem de Londres"), Gonçalo Waddington, João Pedro Vaz ("Os Papéis do Inglês") e Rafael Morais ("Um Café e um Par de Sapatos Novos").
Na categoria de Melhor Série ou Telefilme estão presentes quatro produções estreadas na RTP: "Irreversível", "Matilha", "O Americano" e "Sempre".
A 14.ª edição, que tem transmissão televisiva na RTP2, decorrerá sob o tema "Cinema é paixão".