Fernando Medina defende que António Vitorino é o português que está mais bem preparado para ser Presidente da República. Em entrevista à Rádio Renascença e ao jornal Público, o socialista afirma que Gouveia e Melo não se enquadra no papel de chefe de Estado.

Na entrevista divulgada esta quinta-feira, o ex-autarca de Lisboa revela que ficará "particularmente satisfeito" se António Vitorino decidir avançar com uma candidatura a Belém.

"Considero António Vitorino, se calhar no país e em qualquer espetro político, com melhor preparação e condições para ser um muito bom Presidente da República", afirma.

Medina sublinha que o ex-comissário europeu "tem o perfil perfeitamente adequado de ser um construtor de pontes e soluções".

Para o socialista, António Vitorino teria capacidade para lidar com a "situação política que dificilmente terá condições de estabilidade".

Em oposição, aponta que o perfil de Gouveia e Melo "não se encaixa" na Presidência da República.

O deputado do PS considera que as características do almirante "são exatamente o oposto daquilo que a Constituição define relativamente ao exercício do cargo de Presidente da República".