
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitou hoje o novo Papa Leão XIV e desejou-lhe um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo, promovendo a paz e a compreensão num contexto internacional de instabilidade e de incerteza.
Esta reação de Luís Montenegro foi publicada na sua conta oficial na rede social X (antigo Twiiter), depois de a Santa Sé ter anunciado que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de Chicago, foi eleito Papa pelos 133 cardeais reunidos no Vaticano, tendo assumido o nome de Leão XIV.
"Felicito Sua Santidade o Papa Leão XIV pela eleição e desejo um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo. Felicito os católicos portugueses e os católicos de todo o mundo", escreveu o primeiro-ministro português.
A seguir, Luís Montenegro referiu-se à atual conjuntura mundial, afirmando esperar que "nesta hora internacional de grande instabilidade e incerteza, o Papa Leão XIV e a Santa Sé possam ser ouvidos na promoção da paz, da empatia, da compaixão e da compreensão entre todos".
Os cardeais reunidos na Capela Sistina elegeram o 267.º bispo de Roma e também líder da Igreja Católica no segundo dia do conclave.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.