Milhares de peregrinos chegaram esta segunda-feira ao Santuário de Fátima para as celebrações do 13 de Maio. A procissão das velas, que está a ser celebrada na noite desta segunda-feira, é o momento mais aguardado da peregrinação, naquela que é a primeira depois da morte do Papa Francisco e da eleição de Leão XIV.

O santuário de Fátima está, esta segunda-feira, repleto de fiéis, que chegaram de vários pontos do país, e também do mundo, para cumprir promessas, agradecer ou, simplesmente, refletir.

Marta Sobral, jornalista da SIC que se encontra em Fátima, relata que são muitos os rostos de pessoas totalmente emocionadas durante a procissão das velas. Milhares de focos de luz iluminam o santuário, por onde passa a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

São várias as imagens e mensagens de homenagem a Francisco, que morreu no final de abril e cujo lugar foi ocupado, na passada semana, por Leão XIV.

Nas palavras de José Ornelas, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, há, esta noite, "um silêncio de reflexão e profunda fé que se ouve".

Os muitos peregrinos que assistem de perto à celebração começaram a chegar ao local ao início e, poucas horas depois, eram já milhares. Muitos regressarão ao santuário na terça-feira, dia em que se celebra o tão esperado 13 de Maio.