Se viu a famosa saga Harry Potter, de certeza que já ouviu falar na espada de Godric Gryffindor. Réplicas em tamanho real, que eram vendidas como souvernirs no parque temático Warner Bros de Tóquio, foram apreendidas por violarem a lei de armas do Japão. Estas espadas eram feitas de aço inoxidável e tinham mais de 85 centímetros de comprimento.

De acordo com o The Guardian e a BBC, mais de 350 réplicas da espada de Godric Gryffindo terão sido vendidas por cerca de 30.000 ienes (190 euros), entre maio de 2023 e o final de abril deste ano. No entanto, só no passado mês de novembro é que as autoridades locais informaram a Warner Bros sobre os perigos que as espadas representavam.

Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter

No site do Warner Bros. Studio Tour Tokyo: The Making of Harry Potter, o fim da venda deste souvenir é justificado como um "problema de distribuição no Japão" que levou à retirada do produto. A empresa pede assim a quem tenha comprado a réplica da espada para que a devolva garantindo o seu reembolso.

"Se comprou este produto, entre em contato connosco por qualquer um dos seguintes métodos. Informá-lo-emos sobre a ação necessária, incluindo logística e reembolso".

O Japão possui uma das leis mais rigorosas quanto à posse e venda de armas, adotada em 1958, que proíbe o porte de facas com mais de seis centímetros.

A espada de Godric Gryffindor é introduzida no filme "Harry Potter e a Câmara dos Segredos", tendo sido encomendada por um dos fundadores da famosa Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts.