
A Revolut foi autorizada pelo Banco de Portugal (BdP) a abrir uma sucursal em território português, uma permissão que dá a possibilidade aos clientes portugueses de ter uma conta com IBAN português, começado em PT50.
Segundo o jornal Público, a sucursal fica localizada na Rua do Campo Alegre, no Porto.
Em declarações à publicação, a Revolut esclarece que a autorização do BdP para a abertura da sucursal existe desde 2022. Contudo, esta ainda “não se encontra operacional, nem estamos a oferecer contas de depósitos com IBAN nacional. Estamos a trabalhar nesse sentido”.
A Revolut opera com um IBAN da Lituânia neste momento.
Revolut quer ser conta bancária principal dos portugueses
O ambicioso objetivo de liderar o mercado português foi traçado pelo diretor-geral da sucursal portuguesa da fintech (expressão associada a tecnologia financeira e finanças digitais) lituana, em entrevista à agência Lusa no início de fevereiro.
Rúben Germano explicou que o projeto se atrasou um pouco, mas que já está a trabalhar com a central da Revolut para que avance ainda este ano.
A conta poderá ser usada para a transferência de salários e débitos diretos. No futuro, a entidade pretende avançar para segmentos como o crédito à habitação, um serviço que vai começar na Lituânia e que poderá avançar depois para a Irlanda.
Com cerca de 1,6 milhões de clientes em Portugal, a Revolut quer chegar aos dois milhões ao longo de 2025.
Neste momento, a empresa conta com 1.300 trabalhadores em Portugal e continua a crescer em contratações. A nível global contabiliza cerca de 10 mil trabalhadores.