O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira esteve representado no Congresso da Sociedade Portuguesa de Simulação Clínica Aplicada às Ciências da Saúde (SPSIM 2025), que decorreu, entre os dias 3 a 5 de Abril, no Porto, através da participação da área de Formação de Medicina Geral e Familiar (MGF) do Centro de Simulação Clínica da Madeira (CSCM).

"Este grupo de trabalho, constituído por cinco médicos especialistas em MGF nomeadamente Ana Isabel Cunha, Diogo Romeira, Inês Gonçalves, Mara Pereira e Nivalda Pereira que marcaram presença activa no evento, tendo sido representado pelas formadoras e médicas Inês Gonçalves e Mara Pereira", revela à imprensa.

E acrescenta: "No dia 3 de Abril, no Centro de Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, as médicas dinamizaram o workshop, intitulado 'Abordagem de Taquicardia em contexto de Serviço de Atendimento Urgente dos Cuidados de Saúde Primários', com a duração de 1h30. A sessão obteve uma avaliação global de 'muito bom' por parte dos participantes, numa escala de 'insuficiente' a 'muito bom'".

Diz ainda que "a participação no Congresso SPSIM 2025 foi considerada pela equipa uma oportunidade relevante para divulgar e partilhar as boas práticas formativas desenvolvidas na Região Autónoma da Madeira, com o compromisso de continuar a colaborar em iniciativas nacionais, sem negligenciar a atividade formativa planeada na Região".

A equipa agradece publicamente "o apoio prestado pelo SESARAM e pelo Conselho Médico da RAM da Ordem dos Médicos, que assumiram os custos associados à participação das médicas envolvidas".