A Skoda está a comemorar os 125 anos na produção e desenvolvimento de motores, uma idade que permite à marca de Mladá Boleslav assumir o estatuto de um dos fabricantes com maior tradição no mundo. A empresa está a celebrar este marco significativo com a produção do motor número cinco milhões da série EA 211.

Desde 1899, foram fabricados mais de 15 milhões de motores, incluindo unidades tecnicamente inovadoras, como o primeiro motor de oito cilindros em linha da Europa Central (1907); motores com bloco de alumínio fundido sob pressão na classe de um litro (1964); e os modernos sistemas de propulsão MPI e TSI.

A experiência da marca checa na produção de motores é ainda reforçada pela decisão do Grupo VW de confiar à Skoda o desenvolvimento de motores a gasolina até 1.6 litros para todo o Grupo.

“A tradição da Skoda Auto no desenvolvimento e produção de motores, começou há 125 anos e é demonstrada pelo impressionante marco de 15 milhões de motores fabricados até agora em Mladá Boleslav. Estamos a celebrar este feito com a produção do motor número cinco milhões da série EA211, utilizado em vários veículos do Grupo Volkswagen na Europa e no dinâmico mercado em crescimento da Índia. Agradeço a toda a equipa por esta conquista notável, que destaca a experiência da Skoda na produção de sistemas de motorização dentro do Grupo Volkswagen.” , disse Andreas Dick, Membro do Conselho de Administração da Skoda Auto para Produção e Logística

A história da Skoda na produção de motores remonta a 1899, quatro anos após a fundação da Laurin & Klement em 1895, a gama de bicicletas Slavia foi ampliada com a inclusão de um motor a gasolina auxiliar, seguido pouco depois pela primeira motorizada Slavia Type A.

Esta motorizada era equipada com um motor monocilíndrico projetado internamente, com 1,25 cv de potência, marcando o início da tradição de 125 anos na produção de motores em Mladá Boleslav.

Em 1929, sob a marca Skoda, iniciou-se a produção em grande escala em Mladá Boleslav. O portfólio de motores da época incluía motores fiáveis de quatro cilindros com um litro de capacidade, bem como unidades de seis e oito cilindros em linha e motores a diesel. Um marco particularmente significativo para o desenvolvimento e produção de motores em Mladá Boleslav, foi a introdução de blocos de motor em alumínio fundido sob pressão, para o Skoda 1000MB em 1964. Esta patente original checa foi inovadora para a sua época. Atualmente, a técnica de fundição sob pressão de alumínio continua a ser utilizada nos mais recentes motores da série EA 211.

Em 1991, a Skoda integrou o Grupo VW e começou a fornecer motores a outras marcas do Grupo apenas seis anos depois. A capacidade de a empresa desenvolver motores potentes, eficientes e tecnologicamente avançados, aliada à elevada precisão na produção em grande escala, foi destacada em 2012 com o início da produção de motores EA 211, começando com o então novo 1.0 MPI. Subsequentemente, a Skoda assumiu total responsabilidade pelo desenvolvimento dos motores MPI para todo o Grupo VW e, em 2014, inaugurou um centro de motores ultramoderno, que inclui instalações avançadas de testes capazes de lidar com motores com potências até 400 kW.

Em março de 2023, o Grupo VW decidiu transferir gradualmente para a Škoda a responsabilidade por toda a série de motores EA211. Com foco na eficiência, economia e conformidade com os novos padrões de emissões através de soluções técnicas inovadoras, a empresa desenvolve agora motores de combustão para 50 gamas de modelos de sete marcas do Grupo Volkswagen. Estes incluem os motores 1.0 MPI, 1.6 MPI, 1.0 TSI, 1.4 TSI (PHEV) e 1.5 TSI.

Recentemente, o fabricante automóvel checo celebrou a produção do seu sistema de bateria número 1.000.000.