A UEFA decidiu interditar um setor da bancada sul do Estádio José Alvalade durante o próximo encontro da Liga dos Campeões, frente ao Bolonha, devido ao uso de pirotecnia por parte dos adeptos leoninos.

O Sporting comunicou esta quinta-feira que o próximo compromisso europeu, a oitava jornada da liga milionária, agendado para quarta-feira, dia 29 de janeiro, não contará com adeptos do clube no setor A14, local onde habitualmente se encontram os elementos da claque Juventude Leonina.

A sanção deve-se ao "uso indevido de artefactos pirotécnicos, nesse sector, em jogos anteriores da competição", informa o emblema lisboeta.

Como consequência da medida do organismo que tutela o futebol europeu, os "detentores de Gamebox Full no sector A14 estarão impedidos de utilizar o seu título, assim como os detentores de bilhete de jogo para este sector", esclarecem os 'leões'.

"A Sporting SAD lamenta o impacto que esta interdição terá junto dos nossos Sócios e adeptos e reforça o apelo ao comportamento responsável, sublinhando que um novo incumprimento terá repercussões ainda mais significativas para o Clube", acrescenta.

Na derrota caseira frente ao Arsenal, em 26 de novembro de 2024, os adeptos do Sporting acenderam engenhos pirotécnicos nas bancadas, um comportamento que, para além da interdição, valeu ainda ao clube de Alvalade uma multa de 20.000 euros.

Mais tarde, na deslocação ao reduto do Club Brugge, no dia 10 de dezembro, os adeptos e associados do Sporting arremessaram pirotecnia para o relvado. Por esse motivo, a UEFA proibiu os 'leões' de venderem bilhetes para a deslocação a Leipzig, na Alemanha, que aconteceu na quarta-feira.

Sporting a um ponto do play-off

O Sporting saiu derrotado da partida (2-1) e passou a ocupar a 23.º posição da clasificação geral.

Os primeiros oito classificados passam diretamente aos oitavos de final. Já as equipas entre o 9.º e o 24.º lugares terão de disputar um play-off de acesso a essa fase.

Para garantirem o play-off os comandados de Rui Borges precisam apenas de empatar na derradeira partida frente ao Bolonha, agendada para dia 29 de janeiro a partir das 20:00, em Alvalade.