
Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas no mais recente ataque russo contra Kiev, que levou o Presidente ucraniano a exigir mais sanções contra Moscovo. A Força Aérea ucraniana disse que, durante a noite, abateu seis mísseis balísticos russos e 245 drones de ataque, e indicou que estes visavam, principalmente, a capital ucraniana. O
"O sistema de defesa aérea abateu seis mísseis balísticos Iskander-M/KN-23 e neutralizou 245 drones do tipo Shahed, do inimigo."
A correspondente da SIC na Ucrânia, Iryna Shev relatou como foi vivido o momento em que começaram os ataques em Kiev.
Também os habitantes de Kiev relataram os momentos de pânico que viveram durante os ataques russos da última noite. Em declarações aos jornalistas, disseram que esperam que um acordo de cessar-fogo seja alcançado o mais rápido possível.
Zelensky pede mais sanções contra a Rússia
Na reação ao ataque, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que tinha sido uma “noite difícil” para a Ucrânia e apelou a novas sanções internacionais para pressionar Moscovo a concordar com um cessar-fogo.
Nas redes sociais, Zelensky disse que este novo ataque mostra que Moscovo está a bloquear um acordo de cessar-fogo para acabar com a guerra.
“Com estes ataques, o mundo convence-se de que Moscovo é a razão para a guerra continuar. Somente sanções adicionais contra setores-chave da economia russa forçarão Moscovo a concordar com um cessar-fogo.”
Rússia lançou 14 mísseis balísticos e 250 drones de ataque
De acordo com a Força Aérea ucraniana, durante a noite, a Rússia lançou 14 mísseis balísticos e 250 drones de ataque contra Kiev, num dos maiores ataques aéreos combinados contra a capital ucraniana, nos últimos três anos de guerra.
Além dos 15 feridos, o ataque danificou ainda vários edifícios de apartamentos.
As imagens dos fotógrafos da Reuters mostravam um brilho vermelho-alaranjado a iluminar a cidade, enquanto nuvens de fumo se espalhavam pelo horizonte. No último andar de um prédio de apartamentos, fumo e chamas saíam de uma janela de varanda enquanto os bombeiros tentavam aproximar-se.