A imprensa ucraniana garante que Kiev já lançou o primeiro míssil norte-americano de longo alcance contra território russo, um dia depois de Washington ter autorizado o uso de armamento enviado pelo país em território inimigo.
A agência ucraniana RBC-Ukraine, que cita fontes das forças fiéis a Kiev, os mísseis ATACMS lançados contra o país vizinho tiveram como alvo uma instalação militar localizada perto da cidade de Karachev, na região de Bryansk, a cerca de 130 quilómetros da fronteira.
Segundo a mesma fonte, o ataque "foi um sucesso".
A infraestrutura atingida guardava "bombas aéreas guiadas, mísseis antiaéreos e munições para sistemas de rockets de lançamento múltiplo (MLRS)".
No domingo, o ainda Presidente dos EUA, Joe Biden, levantou as restrições que impediam a Ucrâniade usar as armas norte-americanas em território russo, algo que o Governo ucraniano pedia há algum tempo.
A decisão é tomada por Joe Biden nos últimos dois meses de mandato e pode beneficiar muito a Ucrânia nesta guerra. Ainda assim, a mesma poderá ser invertida por Donald Trump quando este assumir a Presidência dos Estados Unidos da América.