Assim que venceu as eleições nos Estados Unidos, Donald Trump deixou claro que queria adquirir a Gronelândia, a maior ilha do mundo, território autónomo da Dinamarca. As declarações do Presidente norte-americano não foram bem recebidas e agora os dinamarqueses decidiram responder na "mesma moeda" - querem comprar o estado da Califórnia.

Nos últimos dias foi lançada uma petição neste país do Norte da Europa intitulada de "Vamos comprar a Califórnia ao Trump - A próxima grande aventura da Dinamarca". Apesar de se tratar de uma brincadeira, a petição conta já com mais de 200 mil assinaturas e pretende chegar até às 500 mil.

"Alguma vez olhaste para um mapa e pensaste: “Sabes do que a Dinamarca precisa? Mais sol, palmeiras e patins”. Bem, temos uma oportunidade única na vida de tornar esse sonho realidade. Vamos comprar a Califórnia ao Donald Trump!", lê-se na descrição.

A página da petição esclarece as razões que levaram à escolha do estado da Califórnia, os motivos que levarão Donald Trump a vender o território e o plano que será aplicado na "Nova Dinamarca".

"Levaremos o hygge [estilo de vida dos países do Norte da Europa] a Hollywood, as ciclovias a Beverly Hills e o smørrebrød orgânico a todas as esquinas. O Estado de direito, os cuidados de saúde universais e a política baseada em factos podem aplicar-se", acrescenta a petição.

Renomear a Disneyland da Califórnia para 'Hans Christian Andersenland', por exemplo, é um dos principais objetivos da petição.

Doadores vão ser "recompensados"

Os criadores da petição vão ainda oferecer "recompensas" a quem quiser contribuir com base no valor de cada doação:

  • "10 DKK - Uma nota de agradecimento personalizada da família real dinamarquesa (ok, talvez apenas um postal)."
  • "100 DKK - Uma visita virtual aos novos estúdios de Danishwood."
  • "1.000 DKK - Um fornecimento vitalício de abacates cultivados na Califórnia (envio não incluído)."
  • "10.000 DKK - O seu nome numa placa de rua na Nova Dinamarca."
  • "1.000.000 DKK - A sua própria praia privada em Malibu (aplicam-se termos e condições)."

Entre os apoiantes "imaginários" da petição estão personalidades bem conhecidas como o baterista dos Metallica, Lars Ulrich e o ator Viggo Mortensen de "O Senhor dos Anéis". O famoso escritor Hans Christian Andersen de "A Pequena Sereia" e "O Patinho Feio" ou a Rainha Margarida III da Flandres também são mencionados.