Pelo menos seis pessoas morreram e 20 ficaram feridas numa debandada num templo no sul da Índia, numa altura em que centenas de crentes tentavam comprar bilhetes para uma celebração anual muito auspiciosa para os hindus.

O incidente ocorreu noite de quarta-feira, na cidade de Tirupati, no estado de Andhra Pradesh, quando grandes multidões se reuniram nos balcões de distribuição de bilhetes antes do Vaikunta Dwara Darshanam, um evento de 10 dias que começa a 10 de janeiro.

Tudo começou depois de ser aberta uma porta

A fila começou a ser formanda na manhã de quarta-feira e, à tarde, a multidão começou a acotovelar-se. Mas o caos instalou-se depois de ter sido aberta uma porta para ajudar uma mulher que se encontrava doente.

A abertura repentina fez com que a multidão, já densa, avançasse, resultando numa debandada.

O primeiro-ministro do estado de Andhra Pradesh, N. Chandrababu Naidu, expressou as condolências na rede social X, dizendo estar "profundamente chocado" com a tragédia.

A organização já veio pedir desculpa pelo incidente, considerando-o lamentável, e reconheceu "algumas lacunas".

A porta de entrada para Vaikunta

Segundo a crença, durante um período específico do ano, é aberta uma entrada especial no templo de Tirumala, que se acredita representar a porta de entrada para Vaikunta (a morada celestial de Vishnu, uma das principais divindades do panteão hindu).

Passar por este portão é como entrar simbolicamente na morada de Vishnu e obter a sua bênção direta, de acordo com a religião hindu.

Com Lusa