
O velório do arquiteto Nuno Portas, que morreu no domingo aos 90 anos, vai decorrer ao final desta tarde, em Lisboa, com as exéquias marcadas para terça-feira, seguidas de cortejo rumo a Vila Viçosa, anunciou a agência funerária.
Em comunicado, a agência Servilusa revelou que o velório decorre esta segunda-feira, entre as 18:30 e as 22:00, no auditório do complexo paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa.
Na terça-feira, às 12:00, decorrem as cerimónias fúnebres, seguidas de cortejo para o cemitério de Vila Viçosa, concelho natal do arquiteto.
Destacado pensador, investigador e impulsionador de políticas habitacionais e urbanísticas em Portugal e no estrangeiro, Nuno Portas recebeu projeção internacional, sobretudo em Espanha e no Brasil.
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu, concelho de Vila Viçosa, distrito de Évora, e dividiu-se ainda muito jovem entre as paixões pelo cinema e pela arquitetura. Com uma carreira multifacetada, Portas conciliou atividade académica, produção teórica, intervenção cívica e prática profissional, após ter concluído o curso de arquitetura em 1959, nas Escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto.