![A explicação para a métrica de jogos apontada por Rui Borges está aqui e é baseada na UEFA](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
«A nível da UEFA somos a equipa com maior média de jogos em termos mensais. Estamos com uma média de 6.4 ou 6.2 jogos/mês. O resto anda em cinco ponto qualquer coisa.»
A frase proferida por Rui Borges na antevisão do jogo com o Arouca deixou a redação do zerozero curiosa, sendo que, depois de um levantamento, chegou-se à conclusão que, factualmente, a afirmação não estava bem contextualizada.
Ainda assim, há uma explicação para as declarações do técnico.
![](https://www.zerozero.pt/img/geral/1247572_ori_.jpg)
De acordo com informações recolhidas pelo nosso portal, o timoneiro dos leões usou o valor de 6.2 jogos/mês tendo como referência um estudo efetuado pela UEFA, no caso o 'UEFA Elite Club Injury Mid-Season Report'.
Ora, neste estudo participam equipas que disputaram a fase de liga da Liga dos Campeões. No entanto, são analisados dados não tão objetivos como o número efetivo de jogos oficiais disputados.
Para ser ter noção, aqui tidos em conta, entre outros, jogos oficiais, jogos não oficiais e métricas como o número de horas de exposição ao risco em treino.
Neste cenário, e olhando para os gráficos da UEFA, o Sporting está realmente em destaque com tais 6.2 jogos/mês.
Esclarecida esta situação, resta agora perceber como é que o Sporting vai reagir à derrota sofrida contra o Borussia Dortmund, agora num encontro a contar para a Liga Portugal Betclic.