
O ciclista português Afonso Eulálio vai fazer a sua estreia em grandes voltas, depois de ter sido esta segunda-feira confirmado na equipa da Bahrain-Victorius para a Volta a Itália, que começa no sábado.
No seu primeiro ano no World Tour, depois de ter deixado a ABTF Betão-Feirense para se mudar para a Bahrain-Victorius, Eulálio, de 23 anos, vai estar no Giro, integrando uma equipa em que o italiano Antonio Tiberi será a aposta para a geral, depois de ter sido quinto em 2024.
Numa equipa com muita juventude, o italiano Damiano Caruso, segundo no Giro em 2021, e o espanhol Pelo Bilbao são os mais experientes, com os transalpinos Andrea Pasqualon e Edoardo Zambanini, o croata Fran Miholjevic e o esloveno Matevz Govekar a fecharem o conjunto.
"O mais novo e menos experiente, Afonso [Eulálio], estará na primeira grande volta da sua vida. Não sabemos até onde podemos ir com este rapaz, mas tem estado bem até agora. Confiamos nele e decidimos dar-lhe a oportunidade numa grande volta", disse o diretor desportivo Gorazd Stangelj.
Contudo, Stangelj referiu que Eulálio, "às vezes, mostra grande condição e, no dia seguinte, faz menos do que o esperado".
"Mas há algumas etapas em que gostaríamos de o ter, por isso, isto é bom para a equipa, é bom para ele crescer e é um investimento no seu futuro", referiu.
Na sua temporada de estreia no World Tour, o segundo classificado da última Volta a Portugal tem como melhor resultado o 15.º posto na geral do Tour Down Under, na sua primeira prova pela Bahrain-Victorius.
A 108.ª edição da Volta a Itália vai começar no sábado, em Durazzo, na Albânia, terminando em Roma, em 01 de junho, após 21 etapas e 3.443,3 quilómetros, com Eulálio a ser, provavelmente, o único português no pelotão.