Álex Márquez terminou o GP do Qatar na sexta posição após uma corrida repleta de incidentes. O piloto espanhol da Gresini Ducati, inicialmente classificado em sétimo lugar, beneficiou de uma penalização a Maverick Viñales, mas também teve de cumprir uma Long Lap de penalização durante a prova.

‘Muitas coisas aconteceram. Tive uma boa partida, tomei a primeira curva’, começou por explicar Márquez, que foi protagonista de um incidente logo no arranque com o seu irmão Marc: ‘Calculei mal, tive um momento em que perdi um pouco a traseira e fechei ligeiramente o acelerador’, justificou.

O espanhol explicou a estratégia nos primeiros momentos da corrida: ‘O Marc estava mesmo lento naquela volta, apenas a tentar poupar pneu, e pensei: OK, esta é uma boa estratégia, deixa o Franco [Morbidelli] abrir caminho’. No entanto, o momento mais controverso viria depois.

Na terceira volta, após ser ultrapassado por Fabio Di Giannantonio na curva 10, Álex tentou ripostar na curva 12, resultando num toque que lhe valeu uma penalização. ‘Não era o lugar, não era o momento para fazer aquela manobra. Cometi um erro completo. A Long Lap foi justa, aceito-a. Peço desculpa ao DiGia e à sua equipa’, admitiu desportivamente.

Apesar do contratempo, Márquez conseguiu recuperar posições após cumprir a penalização: ‘Tentei manter a calma, apenas manter o meu ritmo, recuperei boas posições, por isso bons pontos para o campeonato. As coisas positivas são muitas e precisamos de olhar para Jerez’.