
Anatoliy Trubin e Rui Silva vão ser os guarda-redes de Benfica e Sporting, respetivamente. O Bola na Rede pediu ao técnico Ricardo Pereira para analisar os dois guardiões.
Anatoliy Trubin e Rui Silva foram alvos de análise por parte de Ricardo Pereira. O treinador de guarda-redes português do Al Ain, que recentemente falou com o Bola na Rede, fez uma análise dos dois guardiões para o nosso site.
Anatoliy Trubin
Trubin chega ao dérbi após uma sequência de jogos muito positivos, com destaque para o jogo com o Vitória. Tem demonstrado estar mais confiante e eficiente nos vários domínios de jogo. A equipa aparenta estar tranquila com o seu momento atual. Tem sido importante para a equipa com defesas de reação, em situações de um para um e nos duelos aéreos em que arriscou sair da baliza. Ofensivamente, tem sido pragmático, jogando com o central livre, com o lateral (preferencialmente esquerdo) ou procurando passes mais longos, onde tem demonstrado assinalável precisão.
✅ Tem um nível de concentração e sobriedade de processos consideravelmente elevado. É muito focado, tentando estar sempre bem posicionado e parado antes do remate.
✅ Nos últimos jogos, tem-se revelado decisivo com defesas de reação a remates de curta distância ou duelos de um para um. Tem sabido tirar partido da sua envergadura.
✅ Não corre riscos em situações de jogo aéreo, mas quando sai faz alarde da sua estatura e fica quase sempre com a bola.
✅ Joga simples quando em posse de bola, procurando o central do lado contrário ou o lateral (preferencialmente Álvaro Carreras). A sua precisão de passe longo, quando procura os extremos ou o ponta-de-lança, é bem interessante, colocando a bola em condições destes disputarem os seus duelos com alguma vantagem. Cada vez está mais ousado e eficaz a lançar transições.
❌ Tem margem para melhorar a sua liderança e comunicação assertiva. Se o fizer, Trubin poderá no futuro ser um líder da defesa.
❌ Devido à sua elevada estatura, não é incrivelmente coordenado e rápido a deslocar-se, mas tem suprido isso com bom posicionamento e velocidade de reação.
❌ Acredito que o seu processo evolutivo o levará a ser ainda mais ousado no jogo aéreo.
❌ Nos duelos de um para um, pode chegar mais perto, lendo mais rápido. Poderá também aguentar um pouco mais sem cair quando não chega tão perto, e melhorar o critério nas técnicas a utilizar.

Rui Silva
Considero o Rui Silva um dos reforços mais importantes que o Sporting teve esta época. Regressou a Portugal na plenitude das suas capacidades: agilidade, velocidade de reação, conhecimento do jogo e experiência, que se tem traduzido também em liderança. Mostra ligação e impacto junto da equipa.
Interpreta bem todos os momentos do jogo, possuindo duas qualidades igualmente importantes: intuição e capacidade de antecipação. Se o Rui Silva “polir” alguns detalhes táticos ao nível do seu posicionamento (sobretudo em cruzamentos do vértice e da linha lateral da área) e fizer melhor uso do scanning nestes momentos, dominará o jogo aéreo como poucos em Portugal.
✅ Quando defende a baliza em situações de corredor central, tem posicionamentos praticamente exemplares: sabe quando reduzir ou estar profundo, e a sua bissectriz é quase perfeita. Continua a ser muito rápido e ágil, reagindo com velocidade a remates de curta distância. Decide muito bem quando agarrar ou desviar a bola.
✅ Tem uma capacidade coordenativa acima da média, com velocidade de deslocamento elevada, bem patente em situações de cruzamento (muito rápido a cruzar apoios)!
✅ Posicionamentos e capacidade de decisão interessantes no controlo da profundidade: a equipa sabe que o tem próximo, a defender os espaços nas costas da linha defensiva. Nas situações de um para um, é rápido na reação (mãos e pés).
✅ Sabe posicionar-se para poder receber a bola com mais tempo e espaço, faz um scanning rápido para identificar espaços e joga de forma simples e eficaz. Tem alguma facilidade em “picar” a bola por cima do jogador que lhe salta na pressão. Encontra o lateral livre com facilidade. Não hesita quando tem de jogar longo e tem uma boa precisão de passe. Se a pressão for mal feita, vai romper linhas de pressão com bons passes interiores!
❌ Pode melhorar a sua capacidade de scanning e posicionamento em contexto de cruzamento (visível no golo do Moreirense). Pese embora isso, é um guarda-redes que sai muito bem da baliza em jogo aéreo. Tem tendência a dar passos em frente antes dos cantos serem batidos.
❌ O seu posicionamento em remates diagonais tende, por vezes, a ser algo “defensivo”, protegendo quase sempre o seu poste mais próximo.
❌ Pode melhorar o seu equilíbrio corporal em remates de curta distância, aguentando baixo mas firme, tal como ficou patente no golo do Estoril.
