
Na época de regresso à Liga, o Santa Clara fez história e quebrou o recorde do clube relativamente ao máximo de pontos de sempre numa só edição do campeonato. Para já leva 51 pontos em 32 jornadas e ainda faltam dois jogos - receção ao Famalicão e deslocação a Faro -, ou seja, ainda é possível chegar aos 57.
Os açorianos estão atualmente na luta por uma vaga na UEFA Conference League para a próxima temporada, mas é o Vitória de Guimarães quem ocupa essa quinta posição, com mais três pontos. Os vimaranenses têm vantagem no confronto direto (2-0 e 0-1), pelo que a formação orientada por Vasco Matos precisa que a equipa de Luís Freire escorregue em ambas as partidas - receção ao Farense e deslocação a Alvalade.
Por falar em confronto direto, há um registo interessante do Santa Clara esta temporada: tirou pontos a 16 das 17 equipas do campeonato, perdendo apenas duas vezes diante do Benfica (1-4 no Estádio da Luz e 0-1 nos Açores), sendo que ainda foi eliminado nos quartos de final da Taça da Liga pelas águias (0-3).
Frente a frente com o resto do top-4, venceu o Sporting de João Pereira em Alvalade (0-1), empatou com o FC Porto de José Tavares no Dragão (1-1) e também com o SC Braga na Pedreira (1-1), apesar de ter perdido com todos em casa (0-1, 0-2 e 0-2, respetivamente).
De resto, sofreu desaires ainda com Moreirense (0-1), Nacional (0-2), Arouca (0-1), Estoril (2-3) e Boavista (0-1) - apenas o jogo com os estorilistas foi dentro de portas -, mas conseguiram os três pontos no outro confronto desta época, exceto com a equipa de Moreira de Cónegos (1-1), em que só somaram um.