Artigo com base no predictor do zerozero, ferramenta desenvolvida pelo zerozero labs e que faz uma previsão da classificação final da Liga Portugal Betclic 2024/25, gerada após 10000 simulações pelo nosso supercomputador alimentado por inteligência artificial.

Mais um fim-de-semana, mais uma jornada concluída da Liga Betclic. O campeonato português continua ao rubro, sendo que Sporting e Benfica permanecem igualados no topo da tabela classificativa, após conseguirem vencer os respetivos encontros diante de Boavista e AFS, respetivamente.

Comparativamente à semana transata, os leões viram as suas possibilidades de serem campeões reduzirem, enquanto a turma encarnada aproveitou para aumentar as suas esperanças no que toca a esse objetivo.

Essa 'luta' entre os dois rivais da Segunda Circular acaba por ser uma das mais renhidas de toda a competição. Ainda assim, sublinhe-se, existem várias posições finais por apurar em praticamente todas as frentes. Venha connosco para mais uma atualização semanal.

Luta pelo título

Tal como referido anteriormente, o Sporting, pese embora a vitória no Estádio do Bessa, viu as probabilidades diminuírem para 63,9 por cento (anteriormente eram 75,2 por cento) - uma diferença de 11,3 pontos percentuais.

O Benfica, por seu turno, fez o caminho inverso, pois aumentou as suas hipóteses para 36,1 por cento (anteriormente eram 24,8 por cento) - uma diferença de 11,3 pontos percentuais.

Faltam apenas três rodadas de jogos e os candidatos ao título de campeão nacional continuam a ser os mesmos, uma vez que SC Braga e FC Porto, terceiro e quarto classificado, respetivamente, não têm hipóteses de chegar a esse patamar.

O que falta jogar a:

  • Sporting (75 pontos): Gil Vicente (casa), Benfica (fora) e Vitória SC (casa)
  • Benfica (75 pontos): Estoril Praia (fora), Sporting (casa) e SC Braga (fora)
Luta pelo pódio

Aqui, o cenário acaba por ser ligeiramente idêntico ao da semana transata, pois o FC Porto continua a ser a turma com mais hipóteses de chegar ao último lugar do pódio. Os dragões, que perderam no reduto do Estrela da Amadora, possuem 56,8 por cento de hipótese (anteriormente eram 63,2 por cento) - uma diferença de 6,4 pontos percentuais.

O SC Braga, por seu turno, também não conseguiu vencer (empatou em casa do FC Famalicão), porém, viu as suas possibilidades aumentarem para 43,2 por cento - anteriormente eram 33,9 por cento (diferença de 9,3 pontos percentuais).

Estes dois conjuntos, sublinhe-se, são os únicos que podem completar o pódio da Liga Betclic versão 2024/2025, pois as restantes equipas já não contam com hipóteses matemáticas para tal.

O que falta jogar a:

  • SC Braga (64 pontos): Santa Clara (casa), Casa Pia (fora) e Benfica (casa)
  • FC Porto (62 pontos): Moreirense (casa), Boavista (fora) e Nacional (casa)
Luta europeia

Nas contas do quinto posto - provável lugar europeu - o Vitória SC encontra-se numa posição cada vez mais favorável, pois reforçou as suas hipóteses, que passaram de 67 por cento para 78 por cento - uma diferença de 11 pontos percentuais.

Os açorianos, por seu turno, viram as probabilidades descerem ainda mais, uma vez que passaram de 27,3 por cento para 21 por cento (diferença de 6,3 pontos percentuais). As possibilidades de continuarem no sexto lugar, essas, remetem para 64,5 por cento.

O outro grande destaque nesta luta vai para o FC Famalicão, que continua com o sonho de atingir o quinto lugar, apesar de ser bastante improvável, tal como demonstra o nosso predictor. Os comandados de Hugo Oliveira têm apenas um por cento de probabilidades (anteriormente 5,3 por cento).

Casa Pia e Estoril Praia, sublinhe-se, já não podem sonhar com os palcos europeus - segundo o nosso predictor -, ao contrário do cenário verificado na última jornada do campeonato português.

O que falta jogar a:

  • Vitória SC (51 pontos): Nacional (fora), Farense (casa) e Sporting (fora);
  • Santa Clara (50 pontos): SC Braga (fora), Famalicão (casa) e Farense (fora);
  • Famalicão (44 pontos): Farense (fora), Santa Clara (fora) e Casa Pia (casa);
Luta pela manutenção

Chegamos ao fim do predictor com a manutenção, que também está ao rubro. Aqui, observámos vários emblemas que estão tranquilos na tabela classificativa e já não têm hipóteses de cair para a 16.ª posição (play-off) - Estoril Praia, Casa Pia e Moreirense.

Imediatamente abaixo, três equipas igualadas em termos de pontos. O Rio Ave ainda tem 0,1 por cento de hipóteses - segundo o predictor - de cair para essa posição, tal como o Gil Vicente, que também partilha essa percentagem. Nacional e FC Arouca, após 10,000 simulações, nunca ficaram no 16.º posto, ainda que exista uma remota possibilidade matemática (mediante goleadas improváveis do AFS) disso se verificar.

A partir daqui, muito equilíbrio. A vitória do Estrela da Amadora deu outro ânimo aos comandados de José Faria, pois contam com 11,2 por cento de probabilidades de descer para a 16.ª posição e 0,3 de probabilidades de descerem de forma direta.

Boavista (75,9 por cento) e Farense (93,3 por cento), por seu turno, continuam a ser as equipas «melhor» posicionadas para descerem à LP 2 Meu Super - sem hipóteses de disputar o encontro de play-off. O AFS, neste momento, ocupa essa vaga e tem 58,7 por cento de hipóteses de acabar o campeonato nessa mesma posição.

O que falta jogar a:

  • Rio Ave (33 pontos): Est. Amadora (casa), Nacional (fora) e Gil Vicente (casa);
  • Arouca (33 pontos): Casa Pia (casa), Gil Vicente (fora) e Boavista (casa);
  • Nacional (33 pontos): Vitória SC (casa), Rio Ave (casa) e FC Porto (fora);
  • Gil Vicente (32 pontos): Sporting (fora), Arouca (casa) e Rio Ave (fora);
  • Est. Amadora (29 pontos): Rio Ave (fora), AFS (casa) e Estoril Praia (fora);
  • AFS (24 pontos): Boavista (casa), Est. Amadora (fora) e Moreirense (casa);
  • Boavista (21 pontos): AFS (fora), FC Porto (casa) e Arouca (fora);
  • Farense (21 pontos): Famalicão (casa), Vitória SC (fora) e Santa Clara (casa);

Pode simular todos os resultados do campeonato no 'Caminho dos Campeões', ferramenta criada pelo zerozero.

Probabilidades do nosso predictor @zerozero