É oficial: Benfica e Sporting precisam de apenas um empate frente a Juventus e Bolonha, respetivamente, na última jornada da fase regular da Liga dos Campeões, para garantir a presença no playoff da prova.

Fechada a 7.ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões, são conhecidas desde já as nove equipas que estão eliminadas das competições europeias: do 36.º ao 28.º lugares nenhuma das equipas que ocupam essas posições tem possibilidades matemáticas de seguir para o playoff. Posto isto, as equipas eliminadas são: Slovan Bratislava (36.º), Young Boys (35.º), Salzburgo (34.º), Sturm Graz (33.º), Estrela Vermelha (32.º), Girona (31.º), RB Leipzig (30.º), Sparta Praga (29.º) e Bolonha (28.º).

Assim, apenas três das equipas que estão fora dos lugares de playoff - Shakhtar Donetsk (27.º), Dínamo Zagreb (26.º) e Manchester City (25.º) - têm possibilidades de ainda garantir o apuramento para a próxima fase. O Shakhtar tem neste momento 7 pontos, com uma diferença de golos negativa (7:13). Na última jornada, os ucranianos visitam o reduto do Borussia Dortmund (14.º), pelo que mesmo que vencessem os alemães por 5-0 nunca ultrapassariam Benfica e Sporting - isto no pior dos cenários para as equipas portuguesas, contando que ambas possam perder pela margem mínima.

Já o Dínamo Zagreb, que esta noite perdeu com o Arsenal (0-2), está obrigado a vencer em casa o AC Milan de Sérgio Conceição na última jornada para conseguir ultrapassar Benfica e Sporting na tabela. Neste momento, os croatas têm um total de 8 pontos, com um saldo negativo de 8 golos (10:18), pelo que um empate frente aos rossoneri seria insuficiente para chegar ao top-24 da classificação.

Já o Manchester City, que esta noite esteve a vencer o PSG por 2-0 e acabou por sofrer a reviravolta no marcador, recebe na última jornada o Club Brugge no Etihad. Das três equipas que estão neste momento fora dos lugares que dão acesso à próxima ronda, os citizens são aqueles que têm melhores chances de seguir em frente. Em caso de triunfo, a equipa de Pep Guardiola soma 11 pontos e, caso Benfica e Sporting percam na última jornada, ultrapassam águias e leões na tabela. O saldo do City é neste momento melhor que o das duas equipas portuguesas (15:12).

O resultado desta noite no Parque dos Príncipes complicou as contas de Benfica e Sporting, isto porque o PSG defronta na última jornada o Estugarda, na Alemanha, sendo que as duas equipas ocupam neste momento o 22.º e 24.º lugares, respetivamente, enquanto que águias e leões estão em 21.º e 23.º lugares. Em caso de triunfo do PSG, os franceses garantem o apuramento para o playoff, com 13 pontos, enquanto que os alemães ficam com apenas 10 (e atrás de Benfica e Sporting devido à diferença de golos). Em caso de empate, PSG e Estugarda ultrapassam Benfica e Sporting, mas apenas se águias e leões perderem.

Mas um empate de Benfica e Sporting, frente à Juventus e ao Bolonha, é suficiente para ambos seguirem para a próxima fase da Champions. Neste cenário, águias e leões somam 11 pontos, com melhor diferença de golos que o Estugarda (que mesmo com um empate nunca ficará melhor que -1 golo) e que o próprio Club Brugge - esperando que o cenário mais provável aconteça na última jornada, ou seja, perca com o Manchester City). Os belgas têm neste momento um saldo negativo de 2 golos e, em caso de derrota, só irão piorar este saldo.