O Partido Liberal, do primeiro-ministro Mark Carney, venceu as eleições legislativas do Canadá, avançando para o quarto mandato. O chefe de Governo não esqueceu o presidente dos Estados Unidos, durante o discurso de vitória.

«A nossa antiga relação com os Estados Unidos acabou», porque Donald Trump «está a tentar destruir-nos para que a América nos possa controlar». «Isso nunca, nunca vai acontecer», frisou Mark Carney.

«Os Estados Unidos querem a nossa terra, os nossos recursos, a nossa água, o nosso país, e estas não são ameaças vãs. Estamos perante uma nova realidade; superámos o choque da traição norte-americana. Mas nunca devemos esquecer lições: precisamos de cuidar de nós e, acima de tudo, de cuidar uns dos outros», sublinhou.

Embora admitindo que se sentará com Trump para negociar, como fazem «duas nações soberanas», lembrou que o país «tem muitas, muitas outras opções para além dos EUA para alcançar a prosperidade».

Segundo as projeções, o Partido Liberal conseguirá o maior número de deputados no parlamento, 165, número inferior aos 172 necessários para uma maioria.

Pierre Poilievre, líder dos Conservadores, reconheceu a vitória de Carney.