
O MotoGP aproxima-se a passos largos de uma das maiores mudanças técnicas nas motos desde sempre – com as regras que entram em vigor em 2027. Vários aspetos serão alterados face ao que há hoje.
Desde os motores à aerodinâmica, passando até pelo fornecedor único de pneus, praticamente não haverá pedra a ficar no sítio – obrigando os construtores a desenvolverem maquinaria praticamente do zero.
Carlos Ezpeleta, diretor desportivo da Dorna, falou à DAZN sobre esta alteração radical que chega dentro de menos de dois anos, ao afirmar:
– Em 2027 vem a maior mudança que se fez nas motos nas últimas décadas: baixara cilindrada dos motores, tirar os dispositivos de ajuste e altura, reduzir a aerodinâmica, a gasolina 100 por cento sustentável, a mudança de pneus…
O que acontecerá com uma mudança tão profunda é imprevisível, mas Ezpeleta está convicto de que o espetáculo será melhor a partir de 2027: ‘São muitos pontos de interrogação, não sabemos quem sairá favorecido. Acreditamos que o espetáculo em pista’.