O Grande Prémio de Abu Dhabi de 2024 marcará o fim de uma era, uma vez que Lewis Hamilton se afastará da Mercedes para se juntar à Ferrari—uma mudança que abalou o mundo da Fórmula 1. Com o campeão de sete títulos prestes a fazer equipa com Charles Leclerc, Christian Horner da Red Bull já prevê que Hamilton será um forte candidato ao título em 2025, mesmo enquanto enfrenta os desafios únicos de se adaptar ao icónico mas exigente ambiente da Ferrari.

Para Hamilton, esta é a mudança de equipa mais ousada desde a sua saída da McLaren para a Mercedes em 2012. Deixando a familiaridade de Brackley para se juntar à lendária equipa de Maranello, encontrará ao seu lado Leclerc, o piloto estrela da Ferrari, que superou Sebastian Vettel em 2020 de forma notável.

Horner reconhece o desafio de passar da estabilidade da Mercedes para a cultura de alta pressão e alto risco da Ferrari, mas vê a mudança de Hamilton como uma decisão calculada. “Com certeza será uma grande mudança para Lewis,” disse Horner. “Mas a Ferrari está em boa forma, e estou certo de que um piloto com as qualidades de Lewis deve sempre ser um candidato ao título.”

A mudança de Hamilton ocorre num momento de ressurgimento para a Ferrari, com cinco vitórias esta temporada e ambos os pilotos tendo alcançado posições de pole. Sob a orientação do diretor de equipa Frederic Vasseur, a equipa mostrou um progresso significativo, tornando a Ferrari um novo lar atraente para Hamilton, enquanto a Mercedes enfrenta problemas de desempenho. O W15 tem lutado com equilíbrio, problemas de porpoising e falta de velocidade consistente, deixando Hamilton e a Mercedes como, no melhor dos casos, a terceira equipa mais rápida.

Após 11 anos de sucesso sem precedentes com a Mercedes, a saída de Hamilton também está a abrir caminho para o jovem talento Kimi Antonelli, enquanto o ex-piloto da Ferrari, Carlos Sainz, se dirige à Williams para fazer parceria com Alex Albon. Esta reorganização acrescenta ainda mais intriga à grelha de 2025, à medida que o paddock aguarda ansiosamente a jornada de Hamilton com a Scuderia.

Hamilton tem observado de perto a trajetória ascendente da Ferrari nesta temporada, partilhando o seu entusiasmo pelas melhorias da sua nova equipa. “Estou muito interessado no meu futuro,” disse Hamilton à imprensa, “a manter um olho [na Ferrari]… tem sido bastante incrível ver o progresso da Ferrari. Apenas a tentar manter um olho no carro de todos e no que estão a mudar.”

À medida que Hamilton se prepara para o que é provavelmente o seu último capítulo na F1, fãs e rivais estarão atentos para ver se ele consegue trazer a Ferrari de volta à sua antiga glória e conquistar mais um campeonato.