![Clássico 253: FC Porto domina em vitórias, mas Sporting tem recuperado](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
FC Porto e Sporting defrontam-se esta sexta-feira pela 253.ª vez na história, naquele que é um dos maiores clássicos do futebol português, ainda com domínio 'azul branco', mas com os 'leões' em recuperação nos últimos duelos.
Se a vitória é praticamente obrigatória para o FC Porto, que não vence há quatro jornadas, após derrotas com Nacional e Gil Vicente e empates com Santa Clara e Rio Ave, com o último jogo já com o argentino Martín Anselmi, no caso dos 'leões' chegam ao Estádio do Dragão com intenção de alargar a distância na liderança, após três vitórias seguidas na I Liga (Rio Ave, Nacional e Farense) e à procura do terceiro triunfo sobre o FC Porto em quatro jogos esta temporada.
No clássico, com início às 20:15 e com arbitragem de João Pinheiro, o FC Porto não pode contar com Otávio, castigado, mas Anselmi já deverá contar com os reforços de inverno William Gomes (ex-São Paulo) e Tomas Pérez (ex-Newell's Old Boys).
No Sporting, mantém-se a dúvida se Viktor Gyökeres - melhor marcador do campeonato (22 golos) -, cuja condição física tem sido gerida, estará apto, bem como o médio Morita, e quando Rui Borges terá à disposição o extremo Biel, reforço de inverno.
Sporting leva a melhor (até agora)
A época já 'ofereceu' três jogos entre as duas equipas, com o FC Porto, ainda com Vítor Bruno, entretanto despedido, a começar por vencer a Supertaça num jogo em que os 'dragões' recuperaram de 3-0 e acabaram por vencer por 4-3, já no prolongamento.
Depois, ainda no arranque da época, o Sporting venceu em casa o FC Porto (2-0) na I Liga, no final de agosto, e em janeiro bateu o rival nas meias-finais da Taça da Liga (1-0), passando a somar, entre todas as competições, 86 vitórias, contra 93.
Mais de 70 empates
No total, 'sobram', nos 252 jogos que já disputaram, 73 empates, num registo em que, curiosamente, os 'leões' têm, globalmente, mais golos marcados que o FC Porto, com 354 face aos 339 do adversário.
Na sexta-feira, as duas equipas defrontam-se no Estádio do Dragão para o campeonato, competição em que o saldo continua a ser favorável à equipa portuense, com mais nove vitórias do que os lisboetas (70-61, mais 50 empates).
Em 181 jogos na Liga, desde a época de 1934/35, o FC Porto tem um domínio que se acentuou a partir da década de 80, em contraponto ao Sporting, com o seu período mais fulgurante nos campeonatos entre 1930 a 1970, com especial enfoque nas décadas de 40 e 50.
Num contexto a ter apenas em conta o fator casa, onde jogará na sexta-feira (20:15), o FC Porto tem também, como expectável, melhores números no campeonato, com 49 triunfos, 27 empates e 14 derrotas, em 90 jogos disputados.