
Os clubes da 2.ª Liga vão receber, já a partir da próxima segunda-feira, um verba superior a 6 milhões de euros, no âmbito do mecanismo de solidariedade da UEFA. Um trabalho conjunto da Liga e da FPF, naquela que é a maior verba de sempre.
Segundo o comunicado da Liga, o valor total é de 6 milhões e 119 mil euros, a distribuir pelas 16 Sociedades Desportivas que competem no segundo escalão profissional, à exceção das equipas B de Benfica e FC Porto.
"Este valor só foi possível devido ao trabalho conjunto entre a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol, numa clara demonstração de que o futebol português só tem a ganhar com a cooperação e alinhamento completo entre estas duas instituições, unidas e alinhadas na defesa dos interesses da indústria. Um novo ciclo que se saúda", pode ler-se no comunicado.
A Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol sublinham ainda que este modelo de solidariedade tem sido e continuará a ser "um pilar importante para a defesa do ‘competitive balance’ e para o desenvolvimento sustentável do futebol português, pelo que continuarão a unir esforços no sentido de preservar este princípio".
Recorda o comunicado, que no passado dia 27 de setembro de 2024, os clubes do futebol profissional aprovaram em Assembleia Geral, por unanimidade, "a manutenção da distribuição equitativa das verbas de solidariedade provenientes da UEFA aos clubes da Liga Portugal 2 Meu Super, garantindo um apoio financeiro justo e equilibrado entre todas as Sociedades Desportivas".