*Por Diogo Organista Pereira
Apesar do nulo ao intervalo, Portugal anotou uma expressiva goleada frente à Polónia (5-1) devido a uma inspirada exibição na segunda metade. Cristiano Ronaldo esteve em destaque na partida - apontou uma assistência e rubricou um bis com um delicioso pontapé de bicicleta - e os números ao redor do astro luso não mentem: o capitão das quinas superou Sergio Ramos e tornou-se o jogador com mais vitórias (132) por uma seleção nacional. Inigualável.
Ronaldo detém ainda os marcos de jogador com mais partidas disputadas por seleções (217) e de artilheiro máximo em plano internacional de nações, com 136 tentos anotados ao serviço de Portugal. Com recurso ao nosso portal PlaymakerStats, é possível adquirir contornos ainda mais detalhados sobre a sólida exibição de CR7 frente à seleção polaca.
Os dois golos do camisola '7' na noite desta sexta-feira pintaram o quarto bis do goleador na história da Liga das Nações. O primeiro encontra-se alojado na memória de todos os portugueses: foi rubricado na primeira edição da prova - na época 2018/19, no triunfo das meias, frente à Suíça, por 3-1 -, que culminou com os heróis do mar a levantarem o caneco, sendo este o segundo título para a nação.
Seguiram-se dois bis frente à Suécia, na temporada seguinte, e novamente contra a Suíça, na vitória por 4-0 na edição de 2022/23. Curiosamente, este marco foi registado por duas ocasiões no Estádio do Dragão, casa do FC Porto.
Retirem-se os penáltis e continua a ser o sexto melhor marcador
Os números avassaladores do avançado português são criados de todas as formas e feitios. O golo 909 da sua carreira, gravado no minuto 72 da partida, ocorreu através da conversão de uma grande penalidade e constituiu o 170.º da marca dos onze metros. Mesmo que se torne este tipo de lance invisível na extensiva lista de tentos, Cristiano Ronaldo mantém-se como o sexto melhor marcador da história, com 739 golos rubricados por incontáveis versões do atleta de 39 anos.
Saliente-se também que o astro luso alcançou os 12 golos em todas as edições da Nations League e posicionou-se, assim, no terceiro lugar do pódio dos artilheiros-mor da competição, apenas atrás de Aleksandar Mitrovic, com 15 anotados, e do líder Erling Haaland, que balançou as redes dos adversários por 16 ocasiões.
Os cinco golos que leva na competição nesta campanha fazem com que Ronaldo seja também o goleador máximo ao fim de cinco jornadas. Superou, assim, Deniz Undav (três golos em dois encontros) e Kolo Muani, que fecha o pódio, fruto do trio de tentos anotados em quatro partidas.
Já apurado para a próxima fase, a caminhada de Portugal na Liga das Nações ainda não se encontra concluída. A seleção das quinas aguarda agora pelo adversário dos quartos-de-final da prova e a história de Ronaldo, na competição, pode não ficar por aqui.