João Ferreira perdeu 30.55 minutos na 7.ª etapa do Dakar, este domingo, mas mantém o nono lugar da classificação dos automóveis (Ultimate).
O piloto português da Mini foi o segundo a partir para a pista, tendo enfrentado dificuldades de navegação, ao que se acrescentou um erro no roadbook [livro com as indicações do percurso] fornecido pela organização, que fez com que se tivesse perdido com cerca de uma dezena de outros concorrentes. A organização acabou por reconhecer o lapso e devolveu-lhes o tempo gasto neste impasse.
Ferreira está agora a 1:58.25 horas do líder, o sul-africano Henk Lategan (Toyota), que viu os adversários diretos aproximarem-se perigosamente após esta etapa. O saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) está apenas a 21 segundos e Matthias Ekstrom (Ford) a 10.25 minutos. Nasser Al-Attiyah (Toyota) é o quarto, a 21.57.
A etapa foi ganha pelo brasileiro Lucas Moraes (Toyota), com 7.41 minutos de vantagem sobre o sueco Ekstrom e 9.28 à frente do norte-americano Mitchel Guthrie (Ford).
Nas motos, Rui Gonçalves (Sherco) foi o melhor português, na oitava posição, a 8.46 minutos do australiano Daniel Sanders (KTM), que voltou a vencer uma etapa, a quarta deste ano, incluindo o prólogo. Outro herói do dia foi o espanhol Edgar Carnet (KTM), estreante de apenas 19 anos, que terminou na segunda posição, a 3.36 minutos de Sanders. O espanhol Tosha Schareina (Honda) foi terceiro, a 3.47.
Gonçalves subiu ao 13.º lugar da geral, a 2:21.38 horas do líder Sanders. «Foi mais um dia longo, mas senti-me bem desde o início, com um ritmo muito rápido em algumas secções. Também houve muita navegação, pelo que era essencial manter-me concentrado», disse o piloto transmontano, que rodou «sozinho na maior parte do tempo».
Na geral, Sanders tem, agora, 15.33 minutos de vantagem sobre Tosha Schareina, da equipa Honda gerida pelo português Ruben Faria, e 26.07 sobre o francês Adrien Van Beveren, também da Honda.
António Maio abandonou devido a problemas na embraiagem da sua Yamaha no decurso da sexta etapa, no sábado.
Nos Challenger, Gonçalo Guerreiro foi quarto, a 4.46 minutos do vencedor do dia, o norte-americano Cobin Leaverton (Red Bull), e manteve o segundo lugar da classificação da categoria para protótipos entre os veículos ligeiros.
Segunda-feira, os pilotos enfrentam 739 quilómetros entre Al-Duwadimi e Riade, capital da Arábia Saudita, 487 dos quais cronometrados.