O Benfica anunciou, esta terça-feira, a contratação de Ana Borges, a lateral que começou como extremo e estava, há quase uma década, a representar o rival Sporting. A capitã da seleção nacional assinou até 2027 com os encarnados, que de momento nem têm qualquer treinador ou treinadora principal na equipa principal após a saída de Filipa Patão, pentacampeã nacional, para os Boston Legacy dos EUA.

"Sei o peso que é representar o Benfica. É neste momento a melhor equipa em Portugal, como mostram os títulos, e eu estou supercontente e superempolgada em fazer parte desta família. Que possamos dar muitas alegrias aos Benfiquistas", disse a antiga capitã do Sporting, em declarações à BTV

A atleta de 35 anos estava nos leões desde 2016, onde chegou por empréstimo do Chelsea, acabando, no fim dessa temporada, por se vincular em definitivo ao clube de Alvalade.

"A partir do momento em que entramos nesta casa, temos de querer conquistar todos os títulos possíveis e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões", acrescentou a jogadora, que se integra a seleção que vai disputar o Euro feminino, a decorrer na Suíça.

A futebolista mais internacional da história, com 185 presenças pela seleção, começou o seu percurso sénior em 2007 na Fundação Laura Santos, seguindo-se passagens pelas espanholas do Prainsa Zaragoza, as norte-americanas do SC Blue Heat, as espanholas do Atlético de Madrid e depois as inglesas do Chelsea, antes de chegar a Alvalade.

A polivalente jogadora promete “oferecer velocidade e entrega” à equipa, tanto na defesa como na ala, manifestando-se indiferente à posição na qual atuará, desde que se sinta “capaz de ajudar”.

“Não interessa a posição, o importante é estar lá dentro, ajudarmo-nos umas às outras e no fim sermos muito felizes", reforçou. Natural de Gouveia, Ana Borges conquistou dois campeonatos pelo Sporting, três Taças de Portugal outras tantas Supertaças, enquanto pelo Chelsea venceu a Superliga inglesa em 2015, época na qual também celebrou a Taça.

A chegada de Ana Borges, que está com a seleção nacional, na Suíça, para o Europeu feminino que arranca na quarta-feira - Portugal estreia-se no dia seguinte, frente à Espanha (20h, RTP1) -, poderá não ser a única proveniente do maior rival. Nas últimas semanas, noticiou-se que também Diana Silva, outra internacional portuguesa, não renovou contrato com o Sporting e estaria prestes a assinar pelo Benfica.