Todos os 18 distritos estão representados na Festa do Basquetebol Juvenil. Contudo, dois têm sido muito mais vitoriosos que os restantes. Falamos, naturalmente, das associações de Lisboa e Porto, seleções de distrito que têm praticamente dominado nos escalões de Sub-14 e Sub-16, tanto no masculino como no feminino. Desde a primeira edição da Festa do Basquetebol, que aconteceu em 2007, que Lisboa e Porto têm vindo a mostrar todo o talento que existe nas suas seleções de distrito, arrecadando inúmeros títulos ano após ano.

Mas vamos aos números. Em Sub-16 masculinos, Lisboa voltou a levantar o troféu de campeão em 2024, depois de ter visto o Porto ser coroado vencedor na edição de 2023. O título conquistado no ano passado foi o 5.º da associação lisboeta, um escalão que é dominado pela seleção portuense (7). Em femininos, Porto sagrou-se bicampeão na última edição, depois de ter vencido em 2023 e 2024. Neste caso, o número de troféus de Lisboa e Porto está invertido, com a associação lisboeta a liderar a lista de vencedores, com um total de sete conquistas.

No que diz respeito ao escalão de Sub-14, tem sido a associação do Porto a que mais troféus tem arrecadado. Com o título conquistado no último ano, a equipa masculina do Porto chegou aos sete troféus neste escalão, um número de demonstra bem o grande domínio que a seleção portuense tem tido na Festa do Basquetebol Juvenil. As associações que mais se aproximam do Porto são Lisboa e Aveiro, ambas com três vitórias. Em femininos, Lisboa encurtou a distância para o Porto com o título conquistado no último ano. À entrada para esta edição, a associação lisboeta soma um total de quatro triunfos, em igualdade com Aveiro. Já Porto lidera com um total de oito troféus.

A lista com todos os vencedores:

Sub-16 femininos

Lisboa - 7

Porto - 5

Aveiro - 3

Madeira - 1

Sub-14 femininos

Porto - 8

Aveiro - 4

Lisboa - 4

Sub-16 masculinos

Porto - 7

Lisboa - 5

Setúbal - 2

Aveiro - 2

Sub-14 masculinos

Porto - 7

Lisboa - 3

Aveiro - 3

Setúbal - 2

Algarve - 1