Samuel Soares, Geovany Quenda e Roger Fernandes são as grandes novidades nos convocados de Portugal para o Europeu de futebol de sub-21.

O selecionador nacional, Rui Jorge, explicou, esta quinta-feira, que a integração de Samuel Soares, guarda-redes do Benfica cuja presença esteve em dúvida uma vez que era esperada a sua participação no Mundial de Clubes, foi possível devido ao contacto com os clubes.

“Fizemos toda a preparação como se esta situação não fosse possível. Nunca deixámos de manter o contacto com os clubes e houve a possibilidade e a cedência do Benfica em relação ao Samuel, a vontade do Samuel em vir e ficámos extremamente satisfeitos, por poder contar com alguém que está connosco neste percurso desde o início”, assinalou.

Sobre o sportinguista Geovany Quenda, que tem feito parte das convocatórias da seleção principal, Rui Jorge assinalou a “mais-valia” que este acarreta e acredita que será um importante ‘reforço’ para a participação na fase final do Europeu.

“Pelo seu valor, obviamente é mais um jogador que vem acrescentar bastante ao nosso grupo. A partir do momento em que esteve na seleção principal, por si só é um sinal claro da sua mais-valia. É evidente que acredito que ele preferisse estar na nossa seleção principal, é o que quero que todos os jogadores pensem, mas há valores que têm sempre de ser respeitados”, assinalou.

O técnico nacional de sub-21 mostra-se totalmente convicto de que o jogador, de 18 anos, que recentemente se sagrou campeão nacional ao serviço do Sporting, se aplicará ao máximo em prol da equipa nacional, independentemente do escalão: “Representar a nossa seleção, seja qual for o escalão, terá sempre de ser feito com o máximo entusiasmo e paixão."

Já a chamada de Roger Fernandes, extremo do Sporting de Braga nascido na Guiné-Bissau, que recentemente concluiu o seu processo de naturalização, justificou-a com a sua “inegável qualidade”.

“É um jogador de inegável qualidade e já o teríamos trazido em março, porque já estaria disponível para representar a nossa seleção, mas esteve lesionado“, elogiando ainda Mathias de Amorim e Lourenço Henriques, jogadores que se encontram também em estreia neste escalão.

O lote contempla 26 jogadores, mas, face ao regulamento, apenas 23 irão compor a convocatória definitiva, que será divulgada em 3 de junho.

Portugal irá disputar o Grupo C da fase final do Europeu de sub-21, cujos jogos se realizarão em Trencin, na Eslováquia. O primeiro jogo do conjunto luso terá lugar em 11 de junho, frente à França, às 20h portuguesas, seguindo-se a Polónia, no dia 14, igualmente às 20h, e a Geórgia, no dia 17, às 17h.

A lista dos 26 convocados para o Europeu sub-21:

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting), João Carvalho (Sporting de Braga) e Samuel Soares (Benfica).

Defesas: Chico Lamba (Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport, Suíça), Eduardo Quaresma (Sporting), Flávio Nazinho (Cercle Brugge, Bélgica), Francisco Chissumba (SC Braga), João Muniz (Sporting), Lourenço Henriques (Varzim), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton, Inglaterra) e Rodrigo Pinheiro (Famalicão).

Médios: Diogo Nascimento (Vizela), Gustavo Sá (Famalicão), João Marques (Gil Vicente), Mateus Fernandes (Southampton, Inglaterra), Mathias de Amorim (Famalicão), Paulo Bernardo (Celtic, Escócia) e Pedro Santos (Moreirense).

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton, Inglaterra), Fábio Silva (Las Palmas, Espanha), Geovany Quenda (Sporting), Henrique Araújo (Arouca), Roger Fernandes (SC Braga) e Tiago Tomás (Wolfsburgo, Alemanha).