
Emanuel Silva tomou posse esta quarta-feira como novo presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) com mandato até 2029, e sucedendo a Diana Gomes, agora secretária-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP).
O agora ex-canoísta olímpico, medalha de prata em Londres'2012, com Fernando Pimenta no K2 1000 metros, confessou ser "uma honra" presidir à CAO e que exercerá o cargo com a mesma "emoção e alma" que pautaram a sua carreira olímpica.
"Presidir à Comissão de Atletas Olímpicos é um privilégio que abraço com responsabilidade e humildade e comprometo-me a trabalhar todos os dias para dar voz a todos nós", disse Emanuel Silva no seu discurso de tomada de posse que aconteceu em cerimónia realizada na seda do COP e na presença, entre outros, do presidente do COP e do secretário de Estado do Desporto, respetivamente Fernando Gomes e Pedro Dias.
"O atleta é a nossa prioridade", frisou Fernando Gomes, enquanto Pedro Dias vincou a ideia de que a prioridade dos atletas olímpicos deve "ser a carreira dual" e que a transição deve "ser construída" ainda como atleta. "Têm de ter isto presente e a Comissão de Atletas Olímpicos deve ajudar nesse sentido", frisou ainda o governante.
Eis a composição da Comissão de Atletas Olímpicos:
Presidente: Emanuel Silva (Canoagem)
Vice-Presidente: Francisco Belo (Atletismo)
Secretário-Geral: Miguel Nascimento (Natação)
Membro: Catarina Costa (Judo)
Membro Cátia Azevedo (Atletismo)
Membro: Fernando Pimenta (Canoagem)
Membro: João Silva (Triatlo)
Membro: Rui Bragança (Taekwondo)
Membro: Tamila Holub (Natação)