
Muito há a dizer perante o que aconteceu nesta sessão de Treino em Assen, com muitas quedas, bandeiras vermelhas, uma moto a arder, e um Fabio Quartararo que não se deixou afetar e mostrou clarividência para levar a M1 ao topo!
Eis que o momento mais esperado do dia no que toca à principal categoria diz respeita estava a arrancar, com os pilotos a quererem desde já certamente carimbar o acesso de forma direta à Q2.
E ainda mal tinha começado a sessão e Álex Márquez, segundo no mundial, caiu na curva 1.
Estes minutos iniciais foram ricos em quedas com Fermín Aldeguer, Franco Morbidelli e Johann Zarco a irem todos ao chão em Assen, num começo de sessão atípico.
Pecco Bagnaia acabava de chegar à liderança na sessão, à frente de Miguel Oliveira, ainda enquanto muitos pilotos estavam por fazer uma volta rápida.
Enea Bastianini foi mais uma vítima do traçado neerlandês, e logo depois foi Aleix Espargaró. Início absolutamente caótico e com muitas bandeiras amarelas, o que explicava a ausência de tempos por parte de muitos pilotos, praticamente metade.
Marco Bezzecchi foi quem chegou à liderança pouco depois com 1:32.346s, à frente de Quartararo.
Em pista estava Marc Márquez e com setores a vermelho não seria de admirar que chegasse a primeiro, lugar onde tem estado tantas vezes este ano, independentemente da sessão. Com efeito, 1:32.186s colocavam o espanhol na liderança da sessão, tempo esse que baixou logo de seguida com o piloto a ser o primeiro a entrar no segundo 31, ao rodar em 1:31.993s.
Quartararo foi quem se seguiu com um tempo de 1:31.968s e liderava assim a sessão, ele que avisou na antevisão a esta ronda que tinha a esperança de hoje mesmo chegar à Q2.
Com 31m55s a sessão foi interrompida, com bandeira vermelha depois de queda monumental para Ai Ogura que felizmente se levantou pelo seu próprio pé. A sua Aprilia RS-GP estava por sua vez perdida e em chamas!!
Depois do recomeço Quartararo manteve-se na frente nos primeiros minutos mas teria em Maverick Viñales o seu sucessor, com Álex Márquez no entanto a retirar o piloto da Tech3 do trono com 1:31.872s.
A sessão estava nos 15 minutos finais e com o top dez assim ordenado: Álex Márquez, Viñales, Quartararo, Marc Márquez, Pedro Acosta, Fabio Di Giannantonio, Aldeguer, Bezzecchi, Joan Mir, Bastianini.
E quando se pensava que a situação estava encaminhada para o final Savadori ciau na curva 8, num enorme highside e a sessão teve nova bandeira vermelha. para a pista ser limpa já que ficaram muitos pedaços da RS-GP em pista.
Alguns pilotos não ficaram particularmente felizes já que estavam com setores a vermelho e o seu tempo foi desde logo cancelado dada a condições, mas no regresso à pista quem não perdeu tempo a dar gás foi Marc Márquez que assumiu a liderança na sessão com 1:31.455s, enquanto Pecco Bagnaia voltava para a pista de forma estratégica, uma vez que apenas tinha um jogo de pneus macio para tentar o ataque ao tempo.
E a estratégia e calma do italiano pareceu compensar para já quando este fez um «all in» e passou para a frente da sessão com 1:31.410s. Bezzecchi ainda ameaçou o lugar, pouco depois mas ficou aquém e foi quarto.
A dois minutos para o final Bezzecchi voltou a rodar com os setores a vermelho e passou mesmo para a primeira posição..
Já Marc Márquez voltou a cair, na curva 7, perdeu a dianteira da Desmosedici e agora estava visivelmente mais combalido ao levantar-se com a ajuda dos comissários.
Seguiu-se Álex Márquez a liderar, mas Fabio Quartararo voltou a chegar à frente.
A sessão terminou com a tabela de tempos assim ordenada:
