O extremo Cardoso Varela, de 16 anos, foi fotografado e filmado a treinar-se com a equipa de juniores do Dínamo Zagreb, orientada por Kristijan Polovanec. As imagens e um vídeo da sessão de treino foram divulgados por um leitor do portal Germanijak. O atleta luso-angolano encontra-se neste momento a aguardar a autorização da FIFA para ser inscrito pelo clube croata, após um processo de saída bastante controverso do FC Porto.
Na altura com 15 anos, Cardoso Varela desapareceu repentinamente após ter-lhe sido proposto um contrato de formação pelo clube azul e branco. Surgiram então suspeitas de que pudesse estar a ser transferido para um clube de ligação na Croácia, o que se confirmou quando o NK Dínamo Odranski Obrez, clube da 4.ª divisão croata, solicitou a inscrição do jogador, que foi negada pela FIFA.
A FIFA bloqueou a inscrição também a inscrição do extremo no Dínamo Zagreb, considerando suspeitas as circunstâncias, nomeadamente a mudança repentina do pai do atleta para a Croácia para trabalhar, apesar de este não manter uma relação próxima com o filho desde 2021. Além disso, a organização destacou a estranheza de um jovem com o potencial amplamente reconhecido de Cardoso Varela optar por um clube amador croata.
Por outro lado, o Dínamo Zagreb rejeitou, ainda que de forma extraoficial, quaisquer acusações de irregularidades. O clube afirmou ter cumprido todos os regulamentos e negou qualquer envolvimento nas tensões entre o FC Porto e os representantes ou familiares do jogador. O Dínamo mantém a confiança de que em breve conseguirá registar Cardoso Varela.