O calendário Mundial de Fórmula 1 contempla seis corridas sprint na próxima temporada, de um total de 24 Grandes Prémios, o mesmo número que este ano.
China, Miami, Estados Unidos, Brasil e Qatar vão manter as corridas sprint, tal como acontece este ano. A única alteração será a troca do Grande Prémio da Áustria, na Red Bull Ring, pelo da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
Para 2025 deverá manter-se o modelo adotado este ano, com apenas um treino livre e a qualificação para a sprint na sexta-feira, corrida sprint e qualificação para a corrida principal a decorrerem no sábado, ficando o domingo reservado para a corrida.
As corridas sprint têm feito aumentar as audiências televisivas, bastante mais elevadas nesses fins de semana do que nos das provas tradicionais, que têm dois treinos livres à sexta-feira, um terceiro treino e qualificação ao sábado e corrida ao domingo, indicou a Fórmula 1 em comunicado.
No entanto, nem todos os pilotos de Fórmula 1 são fãs deste modelo de corrida e alguns defendem que torna a competição "mais chata".
Datas dos Grandes Prémios com corridas Sprints em 2025
- Xangai, China - 21 a 23 de março
- Miami, Estados Unidos - 2 a 4 de maio
- Spa-Francorchamps, Bélgica - 25 a 27 de julho
- Austin, Estados Unidos - 17 a 19 de outubro
- São Paulo, Brasil - 7 a 9 de novembro
- Lusail, Catar - 28 a 30 de novembro
Com Lusa