O piloto australiano Jack Doohan, filho do mítico piloto de motociclismo Michael Doohan, cinco vezes campeão mundial de 500cc, será o substituto do francês Esteban Ocon na escuderia Alpine de Fórmula 1 em 2025.
O anúncio foi feito esta sexta-feira à margem do Grande Prémio dos Países Baixos de Fórmula 1, 15.ª ronda do Campeonato do Mundo. Doohan, que tem 21 anos, era piloto de reserva da escuderia gaulesa, depois de ter integrado a estrutura de formação da Red Bull até 2022.
Em 2023, o australiano foi terceiro no campeonato de Fórmula 2, um ano após ter sido segundo na Fórmula 3.
"Estou muito feliz por conseguir a promoção a um lugar de piloto titular em 2025 com a Alpine. Agradeço a confiança e a fé da direção da equipa", disse Jack Doohan, que fará dupla com o francês Pierre Gasly.
Segundo Oliver Oakes, novo diretor desportivo da Alpine, Jack Doohan será o primeiro piloto titular oriundo da academia da escuderia francesa, "o que é excecionalmente satisfatório para a equipa e a sua trajetória de jovens pilotos".
"Trabalhei com Jack em 2019 e estou plenamente consciente do seu talento e potencial", frisou Oakes.
O mesmo responsável acredita que, com Doohan e Gasly, a equipa terá uma dupla de pilotos "equilibrada" e com "uma boa combinação de juventude, experiência e velocidade".
Jack Doohan é filho de Mick Doohan, que se notabilizou no Mundial de Velocidade em motociclismo, competição que venceu por cinco vezes consecutivas entre 1994 e 1998, aos comandos de uma Honda oficial.
Com Lusa