
Francisca Ferreira da Costa (do Club de Golf de Miramar) e João Crasi Alves (do Clube de Golfe de Vilamoura) conquistaram os títulos mais importantes das suas carreiras amadoras, ao vencerem o 4.º Torneio do Circuito AQUAPOR, que a Federação Portuguesa de Golfe organizou no Ribagolf Oaks, no concelho de Benavente.
André Nunes (do Quinta do Peru Golf & Country Club) e Francisca Salgado (do Vale de Janelas Clube de Golfe) ficaram na 2.ª posição.
Tanto Francisca Ferreira da Costa como João Crasi Alves obtiveram as suas primeiras vitórias em torneios do mais importante circuito da FPG para amadores.
A jogadora de Miramar, recente 3.ª classificada no Campeonato Nacional de sub-16, já tenha sido a melhor jogadora na Taça R.S. Yeatman do ano passado, a jogasr em casa, num torneio que também conta para o Ranking Nacional BPI da FPG para amadores.
O atleta de Vilamoura já tinha vencido há três anos o Amendoeira World Kids Golf, um evento internacional, que conta para o ranking mundial amador. Formalmente, o sucesso em Silves é superior a este, mas, na realidade, a qualidade da lista de inscritos foi superior em Benavente.
Nos três torneios anteriores do Circuito AQUAPOR 2025, as competições femininas tinham sido arrebatadas por Amélia Gabin (da Associação Quinta do Lago), enquanto nas provas masculinas sagraram-se vencedores três jogadores distintos: João Miguel Pereira (PGA Aroeira), Martim Pinto Johansen (Vilamoura) e Konstantin Mikirtumov (Club de Golf do Estoril), respetivamente no Penina Hotel & Golf Resort (Portimão), no Oporto Golf Club (Espinho) e no Santo Estêvão Golf (Benavente).
Desta feita, no Ribagolfe Oaks, sabia-se à partida que a competição feminina iria ter uma nova campeã, dada a ausência de Amélia Gabin, que integrou a seleção nacional amadora que competiu em simultâneo no German International Amateur Boys & Girls Championship.
Ganhou Francisca Ferreira da Costa que, na primeira volta, obteve o resultado mais baixo entre dos 68 participantes, com 68 pancadas. 4 abaixo do Par. Uma volta de grande nível, na qual converteu 4 birdies, sem sofrer qualquer bogey.
Na segunda ronda, "Cacá", como gosta de ser conhecida, não esteve tão bem, entregando um cartão de 74 (+2), mas, apenas porque começou com um triplo-bogey. Porque, depois desse tropeção inicial, jogou os restantes 17 buracos em 1 abaixo do Par, para triunfar com 4 pancadas de vantagem sobre Francisca Salgado (+2).
Mais importante ainda, a jogadora de apenas 14 anos foi 2.ª classificada de todo o torneio, ou seja, na classificação mista. É impossível não considerar que o elevado nível de jogo possa estar também relacionado com a estreia, poucos dias antes, num torneio de profissionais de um circuito europeu, o Super Bock Ladies Open at Vidago Palace, do Ladies European Tour Access Series.
Constança Mendonça (PGA Aroeira) foi 3.ª classificada, com +4, enquanto duas jogadoras terminaram na quarta posição, com +13: Eva Silva (Oporto) e Luciana Reis (Clube de Golfe dos Arquitetos).
No torneio masculino, João Crasi Alves brilhou com uma segunda volta em 69 pancadas, 3 abaixo do Par, para um agregado de 141 (-3) e deixou o 2.º classificado, André Nunes, a 3 de distância.
O algarvio teve uma prova ao ataque com 8 birdies e 1 eagle em dois dias de prova!
Martim Pinto Johansen (Vilamoura), o vice-campeão nacional de sub-16, e Luís António Silva (Oporto), o campeão nacional de sub-18, repartiram o 3.º posto (+1).
O próximo torneio do Circuito Aquapor 2025 realiza-se no Campo Real, em Torres Vedras, nos dias 20 e 21 de setembro.