
O Benfica sofreu um rude golpe na Liga Europeia, ao ser eliminado por 1 golo pelos dinamarqueses do GOG, mas a vida continua, já este domingo (15h00) com a receção ao FC Porto, um clássico crucial para a turma da Luz poder continuar a lutar pelo título.
Em momento adiantado da temporada, as águias debatem-se com sérios problemas, pois o guarda-redes Gustavo Capdeville lesionou-se na Dinamarca, já depois do húngaro Kristóf Palasics ter rumado ao Veszprém, e está em dúvida para o jogo da Luz. O jovem guarda-redes Bernardo Almeida, de 19 anos, poderá ser a única solução e ser lançado às feras.
"Chegamos a este jogo num momento complicado, porque vamos avaliar o que tem o Gustavo Capdeville e não sabemos ainda se poderá jogar. E há vários jogadores tocados, alguns lesionados, tentando recuperar o desgaste físico", revelou Jota González, treinador da turma da Luz, aos canais do clube.
Apesar das adversidades, o técnico espanhol promete dificultar a vida aos dragões: "Em casa, com os adeptos, temos sempre de tentar fazer o melhor possível e dar o máximo. Vai ser muito complicado, porque temos muitos problemas, mas é um clássico, um jogo importante para o clube. Temos de tentar ganhar e dar uma boa imagem."
Em contraste com o momento menos bom do Benfica, Jota González destacou a dinâmica do FC Porto, que se apurou esta terça-feira para os quartos de final da Liga Europeia diante dos franceses do Toulouse: "É um adversário que está no seu melhor momento da temporada, foram melhorando desde o início da época, foram capazes de passar aos quartos de final da competição europeia, esperamos um jogo muito complicado, sabemos que uma das suas grandes virtudes é a defesa muito forte, sendo muito complicado superá-los no um contra um, mas no início do ano fomos capazes de ganhar-lhes um jogo, tenmos de voltar a tentá-lo."
Jota González quer aproveitar o fator de jogar na Luz: "Se algo se demonstrou neste ano, até ao momento, é que em casa ganhámos todos os jogos, exceto um precisamente contra o FC Porto, e aqui os adeptos têm podido desfrutar de um bom andebol, e isso também, logicamente, é devido ao apoio. Jogando em casa, os adeptos são um jogador a mais, que nos dá ânimo quando tudo se complica."
Ander Izquierdo, um dos capitães do Benfica, analisou o FC Porto: "Temos pela frente uma equipa muito dura que vem numa dinâmica vencedora, uma qualificação na EHF para os quartos de final, mas nós temos uma motivação extra, que já estamos no final da temporada, temos muita vontade de seguir na luta, continuar à procura dos nossos objetivos. Esperamos uma partida muito complicada e difícil", anteviu o jogador espanhol.
Para ultrapassar o oponente, só há uma maneira, é transpirar para ganhar. "Vamos dar 100%, tudo o que temos, que tenhamos um pavilhão cheio", desejou o central Ander Izquierdo.
Classificação antes da 2.ª jornada do Grupo A (fase final): 1.º Sporting, 35 pontos; 2.º FC Porto, 35; 3.º Benfica, 31; 4.º Marítimo, 27