O tenista português Henrique Rocha somou esta quinta-feira mais um triunfo na fase de qualificação de Roland Garros, segundo major da temporada, e está a uma vitória de se juntar a Nuno Borges e Jaime Faria no quadro principal.

O jogador portuense, número três nacional e 201.º colocado no ranking ATP, travou uma dura batalha com o favorito chileno Tomas Barrios Vera (110.º ATP), sobretudo no set inaugural, mas conseguiu levar a melhor ao fim de uma hora e 53 minutos, pelos parciais de 7-6 (7-1) e 6-3.

Depois da estreia com uma derrota na terra batida parisiense, em 2024, Rocha, de 21 anos, regressou este ano a Roland Garros com um triunfo na ronda inaugural e esta quinta-feira garantiu a passagem à terceira e derradeira eliminatória de acesso ao quadro principal do torneio francês, que irá decorrer entre 25 de maio e 8 de junho.

O jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis nem entrou bem no encontro com o adversário chileno, sofrendo o break logo no primeiro jogo, mas conseguiu igualar o duelo no sexto jogo (3-3) e, apesar de ter desperdiçado três set points, dominou o tie-break.

Na frente do marcador, Henrique Rocha aproveitou o ascendente e, depois de ter quebrado Barrios Vera três vezes contra apenas um break sofrido, vai tentar agora alcançar pela primeira vez o quadro principal de um major, tendo para tal de ultrapassar o vencedor do encontro entre o francês Luca Van Assche (179.º ATP) e o cazaque Timofey Skatov (191.º ATP).