Os Heróis do Mar já se encontram em Constanta, para defrontar a Roménia esta quinta-feira (17h00), na penúltima jornada do Grupo 8 de qualificação para o Europeu'2026.

Já com a qualificação garantida, Portugal precisa ainda de um empate para assegurar o 1.º lugar na série, de maneira a condicionar o sorteio da fase final, teoricamente mais fácil.

Mesmo que a Seleção perca, terá uma derradeira hipótese de terminar na liderança, frente a Israel, no domingo, também em Constanta.

Após três sessões de treino em Santo Tirso, o guarda-redes Pedro Tonicher (22 anos), dos espanhóis do Ciudad Encantada, foi chamado pela primeira vez à Seleção A pelo selecionador Paulo Pereira.

Em declarações ao site da Federação (FAP), o lateral direito dos dinamarqueses do Skjern, Joaquim Nazaré, está confiante para os dois embates de Portugal: "Sinto confiança e acho que este grupo também é diferente. Porque realmente são quase todos jovens, quase ninguém jogou junto, pelo menos comigo. Mas sinto-me confiante e penso que estes jogos vão ser interessantes para mim. Os treinos têm corrido bem, os jogadores estão todos a entregar-se bem e correspondem."

O lateral direito é o segundo jogador com mais internacionalizações (20) entre os presentes. Para o jovem de 23 anos não existe uma responsabilidade extra, mas sim mais uma oportunidade para mostrar o que pode acrescentar ao grupo: "É mais uma oportunidade que tenho de mostrar aquilo que valho. Sinto que das vezes que tenho sido convocado, não tenho demonstrado o meu verdadeiro potencial. As pessoas, e mesmo a Seleção, ainda não sabem quem é o verdadeiro Joaquim e penso que esta é mais uma oportunidade para demonstrar quem é que realmente sou e que posso fazer coisas boas para a nossa seleção."

A Roménia, uma seleção com grande tradição devido aos anos áureos na década de 60 e 70 onde ganhou quatro Mundiais, baixou o nível, mas não deixa de ter grande qualidade, tendo participado em 2024 no Campeonato da Europa, o que já não acontecia desde 1996. Não foi além da 22.ª posição, tendo ficado pela fase de grupos, com um total de três derrotas.

Já Portugal tem-se afirmado como uma das melhores seleções no panorama internacional, como atesta o 4.º lugar no Mundial'2025 e 7.º posto no Europeu'2024. 

Joaquim Nazaré está confiante, apesar de Portugal não apresentar os primeiros planos e de o ambiente em Constanta ser hostil: "A Roménia tem uma grande equipa e demonstrou isso na primeira volta, quando tinhamos a equipa completa. Mas também acho que vai ser um pouco difícil pela pressão e ansiedade dos novos jogadores. Acredito que o jogo vai ser competitivo, estamos motivados e acreditamos que vamos fazer coisas interessantes. Temos capacidade para isso. Toda a equipa é talentosa e acho que não devemos entrar com medo nenhum. Temos que jogar com tranquilidade."

Portugal venceu (37-30) na primeira volta da série, mas no frente a frente entre as duas equipas registam-se três vitórias para cada lado.

No Europeu'1994 Portugal perdeu (21-38), e três anos mais tarde nova derrota em Oradea (26-30) e em Leiria (20-24), com Portugal a falhar a qualificação para o Europeu'1998.

Nos confrontos mais recentes, no Grupo 2 da qualificação para o Europeu'2020, a Roménia será sempre de boa memória. Portugal venceu em casa a formação do sudeste europeu num jogo em que registou o menor número de golos sofridos na sua história, em Santo Tirso (21-13).

E o dia 13 de junho de 2019, para sempre guardado no coração dos Heróis do Mar, ditou a tão procurada qualificação, após uma histórica vitória na Roménia (24-19), dando início ao que viria a ser uma caminhada fulminante, que culminou com o 6.º lugar na fase final e apuramento para um inédito torneio pré-olímpico que ditou o feito de Portugal marcar presença pela primeira vez em Jogos Olímpicos, com 9.º lugar em Tóquio'2020.

Os principais trunfos da Roménia são o lateral direito do Benfica Demis Grigoras, sendo secundado pelo central do Dínamo Bucareste Daniel Stanciuc, que esta época também foi adversário do Sporting na Champions.

O lateral esquerdo do Constanta, Iosif Buzle, completa uma primeira linha de respeito, sendo um jogador também muito experiente, com passagem pelos espanhóis do Barcelona e Granolers.

Eis o plantel de Portugal

Guarda-redes: Gustavo Capdeville (Benfica), Diogo Valério (Marítimo) e Pedro Tonicher (Ciudad Encantada, Espanha)

Centrais: André Sousa e André José (ambos do ABC)
Pontas: Pedro Oliveira (FC Porto), Gabriel Viana (TuS Ferndorf, Alemanha), José Ferreira (FC Porto) e Jenilson Monteiro (Limoges, França)

Laterais: Gabriel Cavalcanti (Benfica), Miguel Neves (Saint-Raphael, França), Gustavo Oliveira (Valladolid, Espanha), Joaquim Nazaré (Skjern, Dinamarca) e Diogo Silva (Kolding, Dinamarca)

Pivôs: Ricardo Brandão (FC Porto), Fábio Silva (Benfica) e António Machado (Marítimo)