A Hyundai pode ter a vantagem no Campeonato do Mundo de Ralis de 2024 (WRC) ao entrar no Rali do Japão com uma confortável liderança, mas a Toyota acredita que tem a mentalidade—e a estratégia—para conseguir uma reviravolta de última hora. Com a Hyundai já a garantir o seu primeiro título de pilotos, a equipa tem como objetivo conquistar um histórico duplo com a coroa dos construtores. No entanto, o chefe da equipa da Toyota, Jari-Matti Latvala, vê o foco duplo da Hyundai como uma oportunidade para a Toyota montar uma recuperação surpreendente.
A Toyota, a 15 pontos de desvantagem, precisa de um fim de semana impecável para roubar o título dos construtores. Latvala sublinhou que a sua equipa está focada em replicar a sua performance no Chile, onde conseguiram o máximo de pontos. “Claro que não é a tarefa mais fácil, mas ainda estamos na corrida,” disse ele. Se a Toyota conseguir a estratégia de máximo de pontos, superará a Hyundai por pelo menos 17, o suficiente para selar o título.
Latvala apontou que os pilotos da Hyundai, Thierry Neuville e Ott Tänak, enfrentarão a pressão de lutar pelo título de pilotos além da coroa dos construtores, o que pode ser uma distração. “A pressão é uma coisa engraçada; torna a condução um pouco diferente,” disse Latvala. “Thierry, com a sua primeira oportunidade de ganhar o título, não quer necessariamente atacar o tempo todo, e isso pode abrir a porta para nós.”
No entanto, o chefe da Hyundai, Cyril Abiteboul, vê as coisas de forma diferente. Com o título de pilotos já assegurado, ele sente que a Hyundai pode agora concentrar-se exclusivamente no título de construtores sem distrações. “Uma vez que algo já está garantido, então podes focar-te no resto,” disse Abiteboul, sublinhando que a Hyundai pretende pressionar a Toyota com força. Ele recordou que as margens estreitas desta temporada levaram a oscilações inesperadas de pontos, como as vistas na Grécia e no Chile, destacando a imprevisibilidade do confronto final.
Para a Toyota, isto é mais do que apenas mais uma corrida—é sobre manter uma sequência viva. A equipa conquistou ambos os títulos em cada uma das últimas três temporadas. Não conseguir assegurar um campeonato em 2024 marcaria o primeiro ano sem títulos da Toyota desde que reentrou no WRC em 2017, acrescentando ainda mais pressão para conseguir uma vitória de última hora.
A Hyundai pode estar na posição de vantagem, mas a Toyota tem tudo a ganhar—e nada a perder. À medida que o Rally Japão se aproxima, ambas as equipas estão a preparar-se para uma batalha de alto risco que promete ser tão intensa quanto o WRC tem visto nos últimos anos.