O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) desistiu este sábado da 112.ª Volta a França, durante a nona etapa, depois de na sexta-feira ter sofrido uma queda na qual fraturou uma costela.

O quarto classificado do Tour 2024 abandonou quando estavam decorridos 89 quilómetros dos 174,1 quilómetros entre Chinon e Châteauroux, com a sua desistência a ser confirmada pela organização.

Na sexta-feira, o português de 26 anos ficou envolvido numa queda a pouco mais de seis quilómetros do final dos 197 entre Saint-Malo e o Muro da Bretanha, fraturando uma costela e ficando com escoriações “profundas” no corpo, segundo a UAE Emirates.

Esta é a terceira desistência do corredor de A-dos-Francos em grandes Voltas, depois de ter abandonado o Giro 2022 e a Vuelta 2024 por ter contraído covid-19.

Primeiro ciclista nacional a fechar as três grandes Voltas no top 5, Almeida é já o segundo melhor português de sempre nestas corridas, atrás apenas de Joaquim Agostinho.

Terceiro no Giro 2023, estreou-se no ano passado na Volta a França com um quarto lugar, a mesma posição que ocupou na geral do Giro 2020, no qual andou 15 dias vestido de rosa, e na Vuelta 2022.

Foi nono na prova espanhola no ano seguinte, mas é na ‘corsa rosa’ que soma mais lugares de destaque, já que também foi sexto (empatado em tempo com o quinto classificado) em 2021.