
Esperava-se equilíbrio no dérbi beirão entre Académico de Viseu e Tondela e o embate acabou por comprová-lo: no final, apesar de a igualdade (1-1) não agradar sobremaneira aos dois conjuntos, o Tondela sorrirá um pouco mais visto que, além de conseguir pontuar no reduto do adversário, ainda consegue resguardar a liderança isolada da Liga 2.
Não foi preciso aguardar muito pelo primeiro golo da tarde e este surgiu no primeiro lance de perigo de toda a partida, que beneficiou o Académico aos sete minutos: Paulinho cruzou para uma zona de disputa acesa na qual prevaleceu Alan Marinelli, mais lesto que a concorrência e a abrir a contagem.
O golo retirou confiança ao Tondela, que revelou dificuldades para se encontrar nos primeiros 25 minutos. A partir daí, tomou conta do jogo e chegou por uma mão cheia de vezes junto da baliza à guarda de Bruno Brígido, que manteve a sua baliza inviolada até ao descanso.
Na segunda parte, o Tondela viu a sorte mudar de figura e graças a um efeito Maranhão: Pedro Maranhão entrou em jogo aos 60 minutos e aos 63 celebrava a igualdade após um excelente golpe de cabeça que correspondeu a um cruzamento tirado com precisão por Tiago Manso a partir da direita.
Motivado, o Tondela tentou operar a reviravolta e esteve perto de o conseguir por Manso que, após ter sido autor de uma assistência quase entrava na lista de marcadores aos 78’, não fora Brígido corresponder com boa defesa que segurou a igualdade.
Os instantes finais foram discutidos de forma acesa e o lateral Igor Milioransa recebeu ordem de expulsão, no lado do Académico. No entanto, o tempo já escasseava e o Tondela não conseguiu tirar proveito da situação, mantendo-se a igualdade que acaba por beneficiar um pouco mais os intentos da equipa visitante, que se mantém isolado na liderança da Liga 2, mas agora com apenas mais um ponto que o Penafiel, que na véspera havia vencido o Portimonense e aproximou-se da liderança. O Académico, por seu turno, atrasou-se na procura pelos lugares de subida.