É habitual dizer-se que "quem sabe, nunca esquece" e a norte-americana Lindsey Vonn é mais uma prova da validade dessa frase feita. E nem mesmo o hiato de cinco anos, em que esteve totalmente alheada do desporto de alto nível, a fez perder a capacidade inata que a tornou numa das melhores de sempre do esqui alpino.

Este fim de semana, para lá de ter brilhado ao subir ao pódio do Super-G na etapa da Taça do Mundo de Sun Valley, no Idaho - com um segundo posto, apenas atrás de Lara Gut-Behrami -, a veterana norte-americana escreveu ainda uma incrível página de história, ao tornar-se na mais velha de sempre a ficar nos três primeiros postos de uma etapa da competição. Fê-lo aos 40 anos e 5 meses, autenticamente pulverizando o anterior registo, que estava fixado em 34 anos e quase 9 meses por Alexandra Meissnitzer desde 2008....

"Costumo render melhor quando há pressão. Esta é provavelmente a última prova da temporada e limitei-me a dar tudo. É este o meu nível, até acho que posso fazer melhor. Foi uma época difícil, a ouvir pessoas a dizer que não podia fazê-lo, que sou muito velha, que já não sou boa o suficiente. Acho que mostrei-lhes totalmente o oposto", disse à NBC Sports a norte-americana, que tem no seu currículo 82 vitórias na Taça do Mundo e ainda um ouro olímpico no downhill.

Agora, 'desbloqueado' este feito, Vonn não esconde a ambição de estar em Milão-Cortina, nos Jogos Olímpicos de Inverno do próximo ano. "O que consegui hoje [ontem] significa tudo para mim. É esta a estrada que quero seguir para Cortina", declarou a veterana, que é neste momento a terceira melhor norte-americana no ranking do downhill e a segunda no Super-G. Posições importantes que lhe garantem, em teoria, a chamada, até porque os Estados Unidos podem levar até 4 esquiadoras por especialidade.

Se for a Cortina, Vonn voltará a uma pista que bem conhece, já que foi lá que venceu 12 das suas 82 provas da Taça do Mundo (é a detentora de mais vitórias nesse recinto), e também já tem um futuro definido para a etapa seguinte: o adeus... agora de vez.