Luca Marini alcançou no GP da Argentina de MotoGP o seu primeiro top dez desde que chegou à Honda HRC Castrol no ano passado – ficando pouco atrás do colega de equipa, Joan Mir.

Para além do resultado em si, o italiano demonstrou um ritmo forte, que atribuiu a dois fatores: ‘Foi fantástico, bastante bom. Foi uma combinação de duas coisas: gosto mesmo do [pneu] médio traseiro desde sexta-feira de manhã, para mim foi um pneu realmente bom. E fizemos uma grande melhoria com a afinação comparando com a corrida Sprint. Mudámos um pouco a moto, e foi muito melhor. Fui capaz de pilotar muito bem’.

Fica a sensação de que o resultado poderia ter sido ainda melhor, com Marini a admitir que depois de ter de recuperar lugares acabou por esgotar a capacidade do pneu traseiro:

Foi uma pena, porque o Jack [Miller] derrapou no arranque, precisei de desacelerar muito e perdi várias posições aí. Depois, eu estive a ultrapassar vários pilotos e quando estava sozinho estava quase quatro segundos atrás do Joan. Fui capaz de fazer uma recuperação muito boa, mas usei demasiado o pneu traseiro. Para chegar ao grupo à minha frente, puxei muito pela traseira, e quando lá cheguei, tinha acabado, por isso precisei de sobreviver até ao fim.