Luís Freire passou pela sala de imprensa da Academia do Vitória para abordar o jogo com o Gil Vicente, que se realiza esta sexta-feira, pelas 20h15, no Estádio Cidade de Barcelos, e confirmou a notícia de Record a propósito do positivo de Umaro Embaló num controlo antidoping.

O que espera do jogo com o Gil Vicente num contexto em que o Vitória até pode chegar provisoriamente ao 5.º lugar?
"O momento que atravessamos é um bom momento, deu-nos muito trabalho estar aqui, está a sair do sacrifício dos jogadores e do staff. Com alegria, vontade, ambição, com o espírito de sacrifício de todos, a equipa tem sido comprometida. A equipa quer muito chegar o 5.º lugar, depois de uma excelente Conference o objetivo é chegar ao 5º lugar para a afirmação do clube. Nada fica decidido amanhã, mas o caminho passa por Barcelos. O Gil é um adversário que tem qualidade na frente de ataque, normalmente faz um campeonato bom, mas está num período difícil. Temos de fazer muitas coisas boas para conseguir os três pontos. É um campo difícil, há três anos que perdemos lá, há cinco anos que não ganhamos, há um borrego para matar."

O Gil Vicente está mais pressionado pela classificação? Vitória pode tirar vantagem? 
"Acredito que todas as equipas precisam de pontos, umas para ser campeãs, outras para ir à Europa, outras para ficar na Liga. O Gil não foge à regra, a pressão existe para todas as equipas. Podemos passar para o 5.º lugar provisoriamente, também temos a nossa pressão. O Gil está a lutar pela manutenção, o tempo está a acabar, mas temos a nossa pressão para focar no 5.º lugar."

O que vale o Gil Vicente?
"É uma equipa que joga num 4x3x3, que gosta de ter bola, como acontecia já com o Bruno Pinheiro. O César gosta de ter equipas fortes a construir, liga bem o jogo. O Gil é das equipas que tem mais posse de bola no campeonato. Vai ser um Gil a procurar ganhar, mas nós também, o mais importante é o que vamos fazer, o que nós somos. Queremos manter o que fizemos muito bem contra o Santa Clara, mas queremos também ter mais tempo de ataque e mais oportunidades de golo, queremos ser melhores na definição no último terço. Queremos jogar bem e ganhar. A nossa Europa é Barcelos. Se temos esse objetivo, Barcelos é extremamente importante para nós."

O Vitória tem a segunda melhor defesa do campeonato desde que assumiu o comando técnico. É o aspeto em que a equipa mais evolui?
"Por trás da ideia está uma mentalidade, atitude, compromisso, isso é o que mais me agrada. Os jogadores têm sido inexcedíveis, apresentam-se com a energia certa, assim as ideias funcionam A parte defensiva destaca-se pelos números, mas tal deve-se pela forte reação à perda, pelo compromisso da equipa. Os jogadores têm a ambição de chegar novamente à Europa, esse compromisso ajuda-nos a evitar sofrer golos. Mas, sem marcar, não vamos ganhar, também estamos focados nisso."

Mikel Villanueva já pode voltar a jogar? 
"O Mikel já está disponível, trabalhou a semana toda com o plantel."

Que comentário lhe oferece a suspensão do Umaro Embaló depois de ter acusado positivo num controlo anti doping? 
"Não controlamos isso. Acusou positivo num controlo e está dispensado de se apresentar nos treinos. O processo vai desenvolver-se, até lá não está com a equipa. Está afastado dos treinos desde que se soube, não sei precisar a data."

Vê um cenário em que o Umaro Embaló ainda possa voltar a ser opção esta época?
Não depende de nós. O que depende de mim é treinar com os jogadores que temos disponíveis. O Umaro não está connosco neste momento, não vale a pena fazer futurologia. Aproveito para puxar pelos nossos adeptos, acredito que voltarão a estar connosco. Espero que possam estar do nosso lado para nos transmitirem a energia que precisamos."

Já tinha treinado o Umaro no passado, ficou desiludido com esta situação?
"Falei com ele sobre o que se passou, o que falei com ele fica entre nós. Tive a oportunidade de falar com ele, mas não vou transmitir o que conversamos, seria uma deselegância."