O Nacional vai a Faro no domingo com a primeira vitória fora de casa da época na mira. Os alvinegros conquistaram apenas três pontos fora da Choupana, graças a três empates conquistados na casa do Aves SAD (1-1), do Famalicão (0-0) e do Vitória SC (0-0).

Estrela da Amadora e Aves SAD também ainda não venceram fora de casa na Liga, mas já conheceram o sabor da vitória como forasteiros na Taça de Portugal.

O duelo contra um Farense em zona de despromoção podia ser encarado como uma oportunidade de ouro para ser feliz, não fosse o São Luís um terreno historicamente difícil para o Nacional. Em 13 jogos disputados no mítico estádio algarvio, os insulares venceram apenas por uma ocasião.

Curiosamente, a primeira vitória alvinegra em Faro aconteceu na última receção do Farense aos alvinegros em jogos a contar para a Liga, em setembro de 2020. O Nacional saiu vitorioso pela margem mínima, graças a um golo de Brayan Riascos. No final dessa temporada, os dois conjuntos acabaram por descer à Liga 2.

Quase cinco anos depos, Nacional e Farense voltam a defrontar-se para a Liga no Estádio São Luís em posições distintas. Os leões de faro tentam escapar da zona de descida enquanto o Nacional, com quatro pontos de vantagem para o adversário do próximo domingo, tentam voltar aos triunfos e respirar ainda melhor na tabela.