Vítor Filipe foi ouvido em Tribunal, no âmbito do processo 'Saco Azul', na qualidade de antigo sócio de José Bernardes, na empresa 'Best for Business', que foi o primeiro ponto de ligação de Bernardes com o Benfica. Vamos por partes. Ambos conheceram-se na ParaRede, onde também trabalhou Jorge Antunes, funcionário destacado do Benfica na área das Tecnologias de Informação. Foi este último que contactou Bernardes para o projeto que tinham em mente na Luz para revolucionar essa área. Os contactos surgiram em 2012, mas o contrato foi feito em 2013, mas o tempo de execução derrapou bastante, como contou Vítor Filipe, com isso a criar problemas à 'Best for Business'. 

"A implementação do projeto tinha um timing. Este contrato não fui eu que o o discuti. Foi negociado com o Miguel Moreira, pelo que o José Bernardes me disse. A situação da 'Best for business' foi-se degradando. O contrato era para prestar serviços para nove meses e estou lá 15 meses. A empresa entrou numa situação difícil e decidimos que era necessário encontrar uma solução. O projeto representava um custo enorme para a receita que tinha. Tinha um custo de seis mil ou sete mil euros por mês. Decidiu-se que o senhor José Bernardes sairia e ficou com o projeto", revelou, altura em que o sócio acabou por criar a empresa 'Dynetic' para a qual levou os colaboradores que estavam alocados ao projeto no Benfica.

"Foi mau dimensionado o projeto. O tempo que se gastou lá era bem maior do que estava previsto. Quem fez esse mau planeamento foi o José Bernardes", continuou Vítor Filipe, que admite que a relação entre ambos se dissipou: "Tive uma conversa com ele no início de maio de 2015, abordámos a degradação da empresa e eu dei a hipótese que ou ele comprava a empresa ou saía. A reação não foi a melhor e decidiu que não queria comprar a empresa. Disse que saía e levava os clientes. Foi um processo longo, pois os clientes tinham contrato connosco".

Vítor Filipe deixou elogios a José Bernardes no capítulo profissional, mas confirmou alguma mágoa pela forma como o processo foi gerido. "É uma pessoa muito competente do ponto de vista técnico. Ele facilmente sabia como direcionar o sistema para o negócio de cada cliente.  Mas a minha relação com ele acabou. Desejo-lhe o melhor, mas não falamos", atirou.